domingo, 27 de fevereiro de 2011

Frango Assado com Rosmaninho e Tomilho

Continuamos na saga de esvaziar o congelador. Esta semana foi a vez de despacharmos os frangos que por lá andavam. Achei que por esta altura a tarefa já estivesse concluída, mas não... tem sido um entra e sai no congelador e esvaziá-lo não está a ser tão simples como pareceu no início.

Os dias têm estado solarengos e pedem pratos que nos reconfortem e que nos recordem a Primavera, que chega já no próximo mês. Este frango é uma excelente opção para uma refeição enquanto aproveitamos os dias quentes neste Inverno. O frango fica suculento e sentes as notas das ervas aromáticas com um toque de citrinos, tornando-se numa refeição muito fresca.

Para 4 pessoas
- 1 frango
- 2 limões
- azeite
- 6 hastes de tomilho
- 3 hastes de rosmaninho
- 3 dentes de alho

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Pica grosseiramente três hastes de tomilho e mistura-as com uma quantidade generosa de azeite. 

3. Coloca o frango numa travessa de ir ao forno. Espreme o sumo de limão e reserva as cascas. Pincela o frango com o azeite aromatizado. Enche a cavidade com o rosmaninho, as restantes hastes de tomilho, os dentes de alho esmagados com a casca e as metades de limão cortadas às rodelas.

4. Assa o frango durante duas horas ou até a pele ficar dourada e estaladiça. Serve com uma salada ou acompanhado de batatas novas assadas com rosmaninho.

Sem comentários: