quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Risotto de Ananás e Tâmaras com Bacon

Tâmaras com bacon é sem dúvida alguma um aperitivo que não precisa de grande apresentação, mas aqui há uns meses ocorreu-nos transformá-lo numa refeição.

Quando tivemos esta ideia soubemos logo que o acompanhamento tinha de ser risotto. Começámos por experimentar com um risotto simples de queijo da ilha, no entanto a combinação não resultou. Precisávamos de alguma coisa que cortasse o doce das tâmaras. Depois de muito puxarmos pela cabeça fomos buscar inspiração ao "2780 Taberna - Cozinha Experimental" e encontrámos lá exactamente o que procurávamos, risotto de ananás!

A junção é brutal e só ficou mesmo a faltar a hortelã, que nos esquecemos de comprar na véspera e não nos apeteceu sair de casa só por causa dum ingrediente. Foi pena, porém a vontade de passar o dia todo a pastar em pijama falou mais alto.

Para 4 pessoas
- 1 ananás dos Açores
- 0,75 l de caldo de legumes
- 200 g de arroz arborio
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho
- 1 copo de vodka
- azeite de limão (ou normal se não conseguires arranjar de limão)
- 1 c. sopa de manteiga
- 50 g de queijo da ilha ralado
- 1 ramo de hortelã picada
- 32 tâmaras
- 32 fatias de bacon finissímas

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.

2. Arranja o ananás descascando-o, retirando a parte dura do centro e partindo-o em pequenos cubos.

3. Retira o caroço às tâmaras. Enrola cada tâmara numa fatia de bacon e prende com um palito. Dispõe-as numa travessa que possa ir ao forno. Leva ao forno durante 20 minutos ou até o bacon estar dourado.

4. Entretanto vai fazendo o risotto. Num tacho começa por saltear em azeite as cebolas e o alho bem picados, juntamente com o ananás. Junta o arroz e envolve bem até começar a ficar translúcido. Nesta altura junta a vodka e mexe até que o álcool evapore. Adiciona o caldo bem quente, concha a concha, mexendo sempre em redor de todo o tacho. Quando estiver a ficar al dente junta a hortelã bem picada, o queijo ralado e no final a colher de manteiga.

5. Serve de imediato, acompanhado pelas tâmaras com bacon.

Sem comentários: