quinta-feira, 16 de junho de 2011

Espargos Assados com Mini-tartes de Tomate


Fico doida quando nalgum livro de receitas vejo a lista de ingredientes e depois olho para a foto e vejo ingredientes que por mais que procure não se encontram na tal listinha. Que não queiram partilhar com os comuns mortais todos os seus truques de chefs eu até entendo, mas pelo menos antes de lançarem os livros confirmem se bate tudo certo. É o minímo...

Parte desta receita, adaptada do livro "Dias Felizes com Jamie Oliver", é um exemplo disso. Quando percorremos a lista de ingredientes não vemos nenhuma referência a tomates cereja, só que ao olhar para a foto lá estão eles, vermelhos e viçosos. A primeira vez que fiz os espargos assados incluí os tomates cereja, já que davam cor ao prato. Na altura achei que com algumas alterações o prato tinha potencial como entrada ou como um almoço tardio de domingo. As alterações de base já estavam há uns tempos na minha cabeça, só que não conseguia decidir se usava tarte com tomates crus ou tomates assados, daí a receita final ter demorado a materializar-se.

Desta vez usei uma haste de alecrim, como indicado na receita original, mas como tive um trabalhão a "catar" as pontas de alecrim que ficaram coladas aos espargos da próxima vez vou usar o azeite de alecrim que a minha irmã nos deu pelo Natal, penso que a diferença no sabor não será muita. A lista de ingredientes é longa mas o prato é simples de fazer e bastante saboroso.

Para 4 pessoas
- 24 espargos
- azeite de alecrim
- 4 fatia de presunto
- 1/2 limão
- 1 base de massa quebrada
- 24 tomates cereja, cortados ao meio
- 24 azeitonas, sem caroço
- manjericão, grosseiramente picado
- azeite
- queijo da ilha ralado
- 1 noz de manteiga

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.
 
2. Apara os pés dos espargos, dobrando-os e partindo por onde estalarem naturalmente. Envolve bem todos os pés no azeite de alecrim. Pega em 6 espargos e enrola a fatia de presunto à volta do centro para atar tudo. Faz outros três molhos iguais e alinha-os num tabuleiro de forno com meio limão. Reserva.
 
3. Corta a base de massa quebrada ao meio (guarda a outra metade no congelador para outra altura). Corta a base em 8 tiras. Coloca as tiras de massa quebrada no centro de 8 formas de queque e com a ajuda dos  polegares pressiona e molda as tiras de massa de maneira a esta cobrir a forma toda. Pica a massa com um grafo. Leva os espargos e a massa quebrada ao forno.

5. Entretanto, numa taça, mistura os tomates cereja com as azeitonas e o manjericão. Adiciona um fio de azeite e reserva.

6. Quando a massa estiver dourada (mais ou menos 10 minutos) retira as formas do forno e usa uma colher para pressionar a massa de volta aos lados da forma (cuidado para não te queimares, que foi o que me aconteceu). Distribui a mistura de tomate pelas formas e polvilha com o queijo da ilha.

7. Leva as mini-tartes de novo ao forno até o presunto ficar estaladiço e o queijo gratinado (aproximadamente mais 10 minutos). Tira do forno, junta uma noz de manteiga e espreme o sumo de limão assado sobre os espargos e serve-os ainda quentes, acompanhados com as mini-tartes.

1 comentário:

Ilídia disse...

Olá
Numa pesquisa sobre requeijão assado encontrei o vosso blogue. E gostei. A começar pelo nome. Parabéns!