domingo, 11 de setembro de 2011

Frango 11/9

No dia 11 de Setembro de 2001, à hora do ataque às torres, estava em casa a almoçar. Tinha falado ao N. e ao P. para irem lá casa almoçar e aproveitei para experimentar uma receita nova de frango.Tínhamos acabado de almoçar quando o Paulo Camacho se preparava para terminar o Primeiro Jornal com a notícia da colisão de um avião com uma das torres do World Trade Center. Enquanto passavam as imagens da torre envolta em fumo vemos em directo o segundo avião a chocar na outra torre. Ainda hoje me lembro da cara do Paulo Camacho a tentar perceber o que se passava. Inicialmente achámos que o segundo embate tivesse sido um acidente, que o avião se tivesse desorientado com o fumo. Já no café, percebemos que afinal tinha sido um atentado! Voltei para casa e passei o resto do dia sentada na mesa da sala a terminar o relatório de espectroscopia de fluorescência, enquanto via o que se passava em Nova Iorque. Era uma sensação estranha, poder assistir em directo a uma catástrofe deste género... As imagens das pessoas a saltarem das janelas e das torres a cair eram impressionantes e mostravam-nos como a nossa vida é passageira. 
Dez anos depois do dia que marcou o início do século XXI repito a receita de frango, para lembrar o momento em que todos percebemos que vivemos num mundo global, frágil e vulnerável...

Para 2 pessoas
- 4 coxinhas de frango
- 4 dentes de alho laminados
- 1 cebola picada
- sumo de 1 limão
- 1 copo de vinho branco
- 1 c. sopa de paprika
- 1 mão-cheia de salsa picada
- azeite
- sal

1. Tempera as coxinhas de frango com o alho laminado, o sal e o sumo de limão. Deixa marinar durante 1 hora.

2. Numa panela larga aquece o azeite e refoga a cebola picada, juntamente com a paprika. Acrescenta as coxinhas de frango, sem o líquido da marinada, e deixa alourar. Junta o vinho e deixa evaporar. Adiciona água até cobrir as coxinhas de frango e polvilha com salsa. Cobre a panela e cozinha até as pernas estarem macias e o molho reduzido.

3. Serve as coxinhas de frango com esparguete e azeitonas descaroçadas. 

Sem comentários: