domingo, 15 de janeiro de 2012

Brownies de Chocolate Branco com Framboesas

Lá fora chove, para não falar do frio... Mas nada disso nos importa quando temos brownies e panquecas fumegantes para partilhar com os amigos.

A receita original é da Leonor de Sousa Bastos. Quando os fiz pela primeira vez achei que sabiam demasiado a chocolate branco e que os pistachios não acrescentavam nada aos brownies. Depois de algumas experiências esta é a minha versão dos brownies de chocolate branco. Juntei amêndoas e troquei os pistachios por framboesas. O resultado final é surpreendente, com a acidez das framboesas a ser envolvida pela doçura do chocolate branco.

Para 8 pessoas
- 200g de chocolate branco, partido em bocados
- 125g de manteiga
- 150g de açúcar
- 5 ovos
- 100g de farinha
- 20g de maizena
- sumo de 1 tangerina
- 125g de framboesas congeladas
- amêndoas laminadas

1. Pré-aquece o forno a 170ºC.

2. Em lume muito brando derrete o chocolate branco com a manteiga. Mexe bem até obteres uma mistura homogénea.

3. Numa taça bate os ovos com o açúcar, até obteres uma mistura esbranquiçada. Junta o chocolate derretido com a manteiga. Incorpora a farinha e a a maizena. Adiciona o sumo de tangerina.

4. Verte a mistura para uma forma rectangular untada. Espalha as amêndoas laminadas por cima da massa. Leva ao forno durante 45 minutos.

5. Desenforma e deixa arrefecer antes de cortares em rectângulos.

Nota: Normalmente compro as framboesas frescas e depois congelo-as, para ser mais fácil envolvê-las na massa. Como estão rijas não são desfeitas pelo salazar.

Sem comentários: