quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mini Tarte de Frango, Cogumelos e Pêra

Já não restam dúvidas que o Outono chegou e que o frio veio para ficar. A mim só me apetece estar aninhada no sofá, debaixo da manta, enquanto ouço a chuva a cair. Isso e comida quentinha e reconfortante, como estas mini tartes acabadinhas de sair do forno!

Para 6 mini tartes
- 1 chávena de peito de frango, cortado em cubos (mais ou menos equivalente a dois peitos de frango grandes)
- 1 chávena de cogumelos, cortados em quartos
- 1 chávena de pêra, cortada em cubos
- 2 dentes de alho, picados
- 2 piri-piris campainha secos, sem sementes e picado
- 1 copo de vinho branco
- 1 chávena de caldo de legumes
- 1/2 chávena de leite
- 1 c. sopa de maizena
- azeite
- sal
- noz moscada em pó
- 1 haste de tomilho, só as folhas
- 6 círculos de massa quebrada
- palitos de amêndoa

1. Num wok refoga o alho e o piri-piri em azeite. Junta o peito de frango e deixa alourar. Adiciona os cogumelos e salteia-os durante 5 minutos. Acrescenta o copo de vinho branco e cozinha até evaporar. Adiciona o caldo de legumes e deixa cozinhar em lume brando até o caldo ter reduzido para metade. Junta o leite e cozinha durante 5 minutos. Tempera com sal, noz moscada e tomilho. Junta a maizena e mexe bem para que a farinha se dissolva bem no caldo. Por fim acrescenta a pêra e cozinha mais cinco minutos.

2. Distribui o recheio por 6 taças que possam ir ao forno. Cobre o recheio com círculos de massa quebrada (os círculos devem ser ligeiramente mais largos que as taças) e pressiona bem no bordo para selar. Decora os círculos com palitos de amêndoa. 

3. Leva as mini tartes ao forno (pré-aquecido a 190ºC) até a massa alourar. Serve as mini tartes ainda quentes, acompanhadas por puré de batata ou salada.

Sem comentários: