domingo, 28 de abril de 2013

Raia Confitada em Azeite, Tomate Seco e Alperces

O ruído branco do mar àquela hora, areia no chão e nos olhos, uma doideira de velho aquilo, um último objecto, uma falta dele. Não redes, nem cordas, nem paus, nem vidros, outra coisa. Passos ainda, o Sol a levantar-se, perdido ele também, esforçoso por chegar às pessoas. Moço descendo à espuma à cata de brilhos, as mãos agarram água e espalham-na na cara, para que veja, para que melhor encontre. Que ideias as de um homem, que som manco esse, que coisa?

A sirene do farol soa três vezes, cuidado aos barcos e a quem neles segue. Cuidado a ti, velho, que cais ao mar e por lá ficas. A água entra pelas botas e frio, Moço pensa em voltar, mas segue ainda, os olhos vão em perguntas de pés atrás, só mais um pouco e finalmente encontra.

É um rectângulo negro aumentando nos cantos, liso e brilhante, como um besouro grande. Moço pega-lhe e lava-o de areias, é um ovo de raia, uma coisa rara e bela e estranha. Pode voltar e terminar a máquina, já nada falta para que espante.

Nuno Camarneiro/ Debaixo de algum céu

Os passos para a confecção desta receita são simples, mas é preciso estares atento a cada pormenor. O azeite que resulta da cozedura da raia é impressionante e compensa a demora do prato!

Para 4 pessoas (Portugal, O Melhor Peixe do Mundo)
- 1,2 kg de asa de raia, limpa e sem pele
- azeite virgem extra
- 3 dentes de alho laminado
- 2 tomates secos, em óleo de girassol, picados
- 50 g de alperces secos, cortados em tirinhas
- 75 g de azeitonas verdes, cortados em rodelas finas
- sumo de 1 limão
- sal
- 1,5 molhos de espargos

1. Pré-aquece o forno a 150ºC.

2. Num tabuleiro de ir ao forno tempera a raia com sal e sumo de 1/2 limão. Numa frigideira aquece bem o azeite e salteia o alho, os tomates secos, os alperces e as azeitonas. Rega a raia com este molho e acrescenta mais azeite até cubrir a raia até meio. Leva ao forno, com a tampa durante cerca de 20 minutos ou coberta com folha de alumínio durante 1 hora. A meio da cozedura vira as asas de raia. Assim que a raia esteja cozinhada, desliga o forno e reserva o peixe dentro do azeite, enquanto tratas dos espargos.

3. Aquece bem um grelhador. Apara a parte mais fibrosa dos espargos, dobrando-os e partindo por onde quebrarem. Numa taça tempera-os com sal, sumo de 1/2 limão e azeite. Leva os espargos a grelhar 3 minutos de cada lado.

4. Dispõe os espargos no prato, cobre com a raia e rega com o azeite da cozedura. No final da refeição aproveita o azeite aromatizado que fica no prato, molhando nele o pão.

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Ficou uma bela refeição e com uma apresentação digna de um grande chef.
Kiss, Susana

três galos disse...

Obrigada Suzy. A receita é adaptada de um grande chef nacional, o Vitor Sobral.