sábado, 15 de junho de 2013

Esparguete à Bolonhesa

A beleza é o inverso do conformismo, o inverso de estar fechado numa caixa a seguir as regras à risca. É sinónimo de gosto e teimosia, visível na Natureza e nas ruas, dentro de nós e nas palavras, nos contornos do corpo e nas mãos que trabalham, no ritmo da música e no que nos alimenta... Beleza é estilo e qualidade, simplicidade e complexidade, sem seguir modas ou tendências. Beleza é coragem de seres tu mesmo, não teres vergonha de quem és!
(Actualizado a 24/06/2013: Vim passar uns dias a São Martinho do Porto, com a minha irmã A. e a minha sobrinha. O tempo para me ligar à net não é muito e é sempre a correr. Quando vim ao blog para ver como andava o movimento deu-me uma coisinha má... Grande parte do texto deste post tinha desaparecido. Eu sei o que aconteceu, dado o adiantado da hora e o sono, devo ter carregado em algo que não devia. O texto que aparece em baixo não é igualzinho ao original - tenho de começar a fazer backups - mas reflecte a sua essência.)

Também existe muita beleza numa armação e em quem a usa com orgulho! Claro que não são todas as pessoas que conseguem admirar a excelência nas linhas curvas e minimalistas duma armação, mas enfim, não sabem o que perdem e às tantas anda-lhes a fazer falta uns óculos. Um dos dias mais felizes da minha adolescência foi aquele em que o oftalmologista me disse que ia precisar de usar óculos. Que não me preocupasse que era só para ler, que tinha a vista cansada e tal. Discurso perdido! Desde o tempo do ciclo que eu tinha um fascínio por armações e só aguardava pacientemente o dia em que começasse a ver mal para o quadro. Tinha a certeza que esse dia havia de chegar. Com um nome a iniciar pela letra S, estavam-me reservados os lugares do fundo da sala, além disso muitas pessoas da minha família usavam óculos. Era apenas uma questão de tempo...

Tempo e dinheiro. Apaixono-me invariavelmente por armações de preços acima do desejável, normalmente feitas à mão. Como o modelo de Anne et Valentin, pelo qual me apaixonei numa visita a casas de óptica com a minha amiga I., para escolhermos uma armação para ela. Quando andei, no final do ano passado, a experimentar óculos para mim cheguei a ver a coisa mal parada, todos estavam bem acima do que podia gastar na altura. Depois de muitos ver, lá dei por mim a falar com uma armação da Vogue - marca mais económica e que gosto muito. Pedi-lhe por favor que me ficasse bem, já que gostei logo dela e, o mais importante naquele momento, tinham um preço bastante simpático. Segundos depois estava feliz, finalmente tinha encontrado uns óculos que me faziam sentir novamente segura, algo que não me estava a parecer fácil de conseguir, ainda mais depois de ter estado a desfolhar um catálogo delicioso da colecção de Andy Wolf, que misturava duas paixões minhas: óculos e comida.
Chegada a casa do périplo com a minha amiga lembrei-me desse catálogo - IT's All About Taste - e de o ir rever. Nele aparecem pessoas de diferentes belezas a apresentar uma receita sua. A última receita é de esparguete à bolonhesa e aqui apresentamos a nossa versão. Em vez de usarmos apenas um tipo de carne picada, misturamos carne de porco e de vaca, usamos cerveja em vez de vinho branco, queijo emmental em substituição do queijo parmesão e massa pimentão, bem mais português do que o molho Worcestershire.
Para 4 pessoas
- 300 g de carne de porco, picada
- 300 g de carne de vaca, picada
- 1 cenoura grande, ralada
- 2 chávenas de chá de polpa de tomate
- 1 cebola, picada
- 2 dentes de alho, picados
- 1 cerveja mini
- 2 chávenas de chá de caldo de legumes
- queijo emmenttal, ralado
- oregãos, secos
- 1 c. de sopa de massa pimentão
- tabasco
- azeite
- sal

1. Refoga a cebola e o alho em azeite, temperada com sal, numa panela larga. Quando a cebola estiver translúcida junta a carne picada. Deixa a carne ganhar cor e cozinhar bem.

2. Junta a cerveja e cozinha a carne até o líquido ter evaporado. Adiciona os oregãos secos, a massa pimentão, o tabasco, o puré de tomate e a cenoura ralada. Mexe e deixa apurar ligeiramente. Termina com o caldo de legumes quente. Mexe bem e deixa o molho cozinhar tapado durante 1 hora, acrescentando caldo se achares necessário.
3. Serve o molho bolonhesa polvilhado com queijo emmenttal ralado, acompanhado de esparguete cozinhado al dente e saboreia as coisas simples e belas!

Sem comentários: