domingo, 9 de junho de 2013

Porquinhos na Lama

Quando pensas na tua infância o que te vem à cabeça? Eu lembro-me de muitas coisas, sobretudo memórias boas. Entre elas estão os tempos passados no infantário e os trabalhos que fazíamos, como as brincadeiras na areia, as pinturas com os dedos, os trabalhos em picotado e as moldagens com plasticina. Apesar das artes plásticas nunca terem sido o meu forte, com os meus olhos de criança aquilo que eu desenhava e moldava parecia-me espectacular. Claro que hoje já não tenho esse olhar e reconheço que os meus desenhos são um medo. Não sei o que acontece, mas existe uma clara falha de comunicação entre o meu cérebro e os meus dedos.

Sorte a minha casei-me com um homem dado às artes e foi ele que me ajudou a modelar estas porquitas, mesmo sem ferramentas à altura dos seus dotes! As porquitas foram um sucesso  no aniversário da "minha pequenina" e são para repetir, para a próxima com o uso de estecas para não haver reclamações do artista. A parte mais trabalhosa é a modelagem dos animais em pasta de açúcar e a montagem do bolo também exige alguma paciência...

- pasta de açúcar rosa claro
- 1 receita de bolo de chocolate
- 1/2 receita de mousse de chocolate
- 2 embalagens de mini Kit Kat
- 500 g de cerejas, descaroçadas
- 2 c. de sopa de açúcar
- 1 m de fita rosa claro

1. Na véspera molda os porquitos (inspirámo-nos aqui para a modelagem) e deixa-os secar.

2. Começa por fazer o bolo de chocolate. Quando o bolo estiver no forno faz a mousse de chocolate e leva ao frigorífico, para começar a espessar. Entretanto, quando o bolo estiver pronto retira-o do forno e deixa arrefecer. Assim que a mousse tiver ganho consistência suficiente para barrar, cobre os lados do bolo e vai "colando" os mini Kit Kats. Depois de teres coberto todo o bolo ata a fita à volta dos Kit Kats.

3. Mistura as cerejas com o açúcar e cobre o bolo com a fruta e depois com a mousse de chocolate. Leva ao frigorífico. Pouco antes de servires distribui os teus porquinhos pela "lama".

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Lindo, lindo, lindo :)
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html