quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Risotto de Tamboril e Beldroega

As beldroegas estavam irresistíveis na banca do mercado. A ideia era usá-las numa salada, mas com o tempo assim meio chocho apetecia-nos algo mais confortante para o jantar. A inspiração veio do No Soup for You e o resultado final é divinal! O tamboril ficou no ponto, as beldroegas, cheias de sabor e super nutritivas, são a minha nova planta favorita e o milho introduz contraste e textura ao prato. Adorámos!
 
Para 4 pessoas
- 400 g de cubos de tamboril, cortados em quartos
- 1 molho de beldroegas
- 300 g de arroz arbóreo
- azeite q.b.
- 2 alhos-francês, cortado finamente em meias-luas
- 40 cl de cerveja
- 2 l de caldo de peixe
- 1 espiga de milho
- 1 c. de chá de paprika
- 1 c. de chá de alho em pó
- sal q.b.
- 40 g de lascas de queijo da ilha
- 1 noz de manteiga
 
1. Começa por arranjar as beldroegas, separando as folhas do caule principal. Reserva.
 
2. Envolve bem a espiga de milho em azeite, paprika e alho em pó. Leva à grelha, bem quente, até ficar dourada de todos os lados. Corta o milho da maçaroca e reserva.
 
3. Refoga no azeite o alho-francês, com uma pitada de sal. Junta o arroz e envolve no refogado até os grãos estarem translúcidos. Adiciona a cerveja e mexe de vez em quando até o álcool evaporar. Passa para lume brando e acrescenta uma concha de caldo de peixe quente. Quando o caldo tiver evaporado, junta os cubos de tamboril e vai acrescentando conchas de caldo, esperando que o líquido evapore entre cada adição, até o arroz estar al dente. Mexe sempre para o arroz não agarrar ao fundo da panela. Quando juntares a última concha de caldo, envolve as beldroegas no risotto.
 
4. Desliga o lume e envolve o milho, as lascas de queijo da ilha e a noz de manteiga. Mexe até o queijo e a manteiga terem derretido. Tapa a panela e deixa repousar durante 3 minutos. Serve de imediato.

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Adoro ristotto e esse ficou bem cremoso.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html