quarta-feira, 31 de julho de 2013

Massa para Stromboli

Tenho andado a pensar que cozinha e maternidade são coisas iguais, apenas com dimensões diferentes. Nos nossos planos, esta massa era para ter sido um stromboli, mas ficou um pão remendado. Talvez um pouco como os filhos... Dá-se amor, carinho e atenção, mas basta uma desatenção, um descuido e tornam-se numa coisa qualquer que não estava nos nossos planos. Numa espécie de mundo nano, ver a massa sair das nossas mãos quase que pode equivaler a ver nascer um filho. Dar-lhe condições ambientais favoráveis e esperar que cresça. Moldar e desejar que se transforme em algo de maravilhoso... E quando isso não acontece, questionamo-nos onde teremos errado. Qual terá sido o passo que devia ter sido diferente?
 
Será que foi um pouquinho de água a mais? Ou terá sido o tempo que esperou para que a cobríssemos com os ingredientes? A massa ali estendida estava pronta para ser transformada num stromboli perfeito, só que um conjunto de pequenas falhas deu-lhe outro rumo. Os espinafres queimaram no frigorífico. O leitão não era suficiente. A massa ficou à espera e agarrou... Mas, tal como deve ser com um filho, não vamos desistir dela. Pequenas alterações à receita de massa que usámos para a pizza de rabanetes, tornam-na mais saborosa, menos pesada, mais fácil de trabalhar. Só temos de ter mais atenção e cuidado, para evitar que nos troque outra vez as voltas e se transforme num pão mal cozido.
 
Para 4 a 6 pessoas (BBC)
- 450 g de farinha de trigo forte
- 50 g de sémola de trigo
- 5 g de fermento activo (a alteração com mais efeito)
- 2 c. de chá de sal fino
- 2 c. de sopa de azeite
- 325 ml de água morna
 
1. Numa taça larga coloca a farinha, a sémola e o fermento. Usando as mãos mistura bem e faz um buraco no meio. Noutra taça, mistura o sal, o azeite e a água. Verte a mistura líquida no buraco. Mexe com uma colher de pau, até que a massa forme uma bola.
 
2. Coloca a massa numa superfície enfarinhada. Enfarinha as tuas mãos e amassa durante 5 minutos, até que a massa fique mais macia e lustrosa. Cobre a bola com um pouco de azeite e envolve-a com filme. Deixa repousar e crescer, num à temperatura ambiente, durante duas horas ou até a bola ter dobrado o tamanho.
 
3. Quando tiveres os ingredientes preparados, estende a massa num rectângulo.

Sem comentários: