quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pizza de Rabanetes, Requeijão e Queijo de Cabra

A pedido do seu fundador, José Ferreira Pinto Bastos, todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Julho a Vista Alegre entra em festa. São quatro dias para celebrar o aniversário da fábrica de porcelana e a padroeira da terra, Nossa Senhora da Penha de França. E todos os anos lá vou eu, aproveitar a feira de oportunidades e os descontos nas lojas da fábrica para aumentar a loiça cá de casa, ou então para substituir alguma peça partida ou desaparecida. Além da vantagem dos descontos é um ambiente bem mais interessante para fazer compras do que uma loja, num qualquer centro comercial.
Este ano não fomos as três manas, fomos só duas, o que não é a mesma coisa. Com a minha irmã mais nova é outra animação... Fomos logo na 6ª feira de manhã e aproveitámos para almoçar por lá numa das barraquinhas da feira. A confusão era inexistente, comparada com o fim-de-semana, mas mesmo assim apanhámos uma fila de uma hora na loja de outlet. Tivemos o azar de ir à mesma hora que uma excursão de visita ao bairro operário e cada um quis levar consigo uma peça de recordação. O bairro é um espaço muito agradável para passear, seja nos dias da festa ou noutro dia qualquer. Em cada rua sentes o passado industrial do lugar, só é pena algumas das casas estarem a ficar degradadas, algumas encontram-se mesmo em estado de ruínas.
Como tínhamos tempo não nos importámos muito com a espera e à medida que a fila andava ia pondo mais umas coisitas para o cesto e imaginando que pratos ia servir naquela loiça. Assim que pus a mão nestas folhas da Bordallo Pinheiro, imaginei-as logo com esta mini-pizza de rabanetes deliciosa. Os tons rosa dos rabanetes assados a puxar a cor beringela da cerâmica, o talo branco da folha a fazer pandã com a brancura do requeijão e também dos rabanetes, entre a folha de cerâmica e a cobertura, a minha primeira massa de pizza feita do zero. Foi a concretização perfeita do meu pensamento!Trouxe também uma taça branca ovalada, para servir um Eton Mess, e deixei ficar uma couve enorme, ideal para uma salada de cuscuz, servida num dia quente, a acompanhar um churrasco. Tenho sempre esta tendência. Imaginar a loiça com comida antes de a comprar, mesmo que a loiça seja para oferecer. Quando a minha amiga R. se casou dei-lhe uma taça linda especificamente para mousse de chocolate e ela vai cumprindo esse ditame. Mais tarde, quando me casei, foi a mãe dela que me ofereceu uma taça para as minhas mousses. Tudo Vista Alegre Atlantis, claro!

Para a massa (Jamie Oliver, Cozinha na Itália)
- 400 g de farinha de trigo forte
- 100 g de sémola de trigo de moagem fina
- 1/2 c. de chá de sal fino
- 7 g de fermento em pó
- 1/2 c. de sopa de açúcar amarelo
- cerca de 325 ml de água morna

1. Numa taça larga mistura as farinhas e o sal. Faz um buraco no meio do monte de farinhas.

2. Junta o fermento e o açúcar com a água morna, mistura com um garfo e deixa repousar uns minutos e, depois, deita-os no buraco. Usando a batedeira com as varas de amassar, faz movimentos circulares para trazer lentamente a farinha das bordas para o centro e mistura-a com a água. Vai parecer uma papa cheia de grumos. Continua a mexer, juntando a farinha toda e aumentando a velocidade da batedeira.

3. Quando a massa começar a ficar dura de mais para mexeres com a batedeira, polvilha as mãos e uma superfície limpa com farinha e começa a dar-lhe a forma de uma bola. Amassa a bola, rolando para trás e para a frente, e esticando-a. Repete estes movimentos durante 10 minutos, até teres uma massa leve e elástica.

4. Polvilha com farinha a parte de cima da bola e cobre-a com película aderente. Deixa repousar, à temperatura ambiente, durante pelo menos 15 minutos.

5. Pega numa bola de massa, enfarinha uma superfície limpa e a bola. Estende a massa até teres 0,5 cm de espessura. Corta pequenos círculos de massa para a base das mini-pizzas e distribui-os num tabuleiro, coberto com folha de alumínio, barrada com azeite e polvilhada com farinha. 

Para o recheio (para 12 mini-pizzas)
- 1/2 requeijão de Seia
- 1 c. de sopa de mel
- 1 pitada de sal
- 2 mini-queijos de cabra curados
- 100 g de rabanetes, cortados em rodelas muito finas

1. Pré-aquece o forno a 210ºC.

2. Numa taça desfaz o requeijão, com o mel e o sal. Usando as mãos cobre as bases de pizza com esta mistura. Cobre o requeijão com fatias de queijo de cabra. Cobre o queijo de cabra com as rodelas de rabanetes. Leva ao forno até as pizzas estarem douradas e o queijo derretido. Serve as pizzas ainda a borbulhar, acompanhadas de uma salada.

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Ficou soberba!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html