sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tarte de Crumble de Mirtilos

O tempo voa  e nós gostamos de ter a sensação de que, às vezes, o conseguimos comprar. Aqui em casa achávamos que ganhávamos tempo comprando as bases já prontas para pizzas, tartes e sobremesas. Na realidade era um tempo que ganhávamos mas que não era aplicado em nada de realmente importante. O que não perdíamos em tempo perdíamos em sabor e em variedade. Cansada da repetibilidade dos sabores, sem espaço para as imperfeições, decidi experimentar começar a fazer as nossas próprias massas. Tudo do zero! Até agora tem corrido bem e o retorno do tempo investido tem sido elevado.
 
Para a massa (Vincent Gadan)
- 90 g de manteiga
- 50 g de açúcar
- 1/2 vagem de baunilha
- 1 ovo
- 20 g de farinha de amêndoa
- 160 g de farinha
 
Para o crumble
- 80 g de línguas de gato
- 50 g de amêndoa
- 2 c. de chá de extracto de baunilha
- 2 c. de sopa de açúcar amarelo
- 30 g de manteiga
 
Para o recheio
- 500 g de mirtilos
- 1 c. de sopa de maizena
- 6 c. de sopa de açúcar
- Raspa de 1 limão
- pitada de sal
 
1. Começa por ter todos os ingredientes para a massa todos à mão e já medidos. Numa taça mistura, com as mãos, a manteiga e o açúcar. Adiciona as sementes da vagem de baunilha e o ovo. Mistura bem. Junta as duas farinhas e amassa bem. Envolve a massa em película aderente e leva ao frigorífico durante 2 horas.
 
2. Numa superfície polvilhada com farinha estende a massa, até obteres a espessura desejada. Pica a massa com um grafo e cobre a forma com a massa. Passando o rolo da massa por cima, retira o excesso de massa. Leva a massa ao frigorífico durante uma hora.
 
3. Pré-aquece o forno a 170ºC. Leva a massa a cozer, coberta com papel vegetal e feijões cerâmicos, durante 15 minutos.
 
4. Num copo 1,2,3 junta todos os ingredientes do crumble. Desfaz os ingredientes até obteres a consistência desejada (eu, por exemplo, gosto de sentir os pedaços um pouco maiores).
 
5. Numa taça coloca os mirtilos e mistura com a farinha maizena. Adiciona o açúcar, a raspa de limão e o sal. Envolve tudo muito bem.
 
6. Retira a massa do forno e cobre a base com os mirtilos. Por cima,, faz uma espécie de cama com o crumble. Leva novamente ao forno até o crumble ficar dourado (mais ou menos 15/20 minutos). Retira do forno e serve morno, acompanhado por uma bola de gelado de nata.

3 comentários:

BlackKatt disse...

Uma delícia.:)

três galos disse...

:) obrigada!

Tertúlia da Susy disse...

Deve ser maravilhosa :)
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html