sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Bolachas com Sementes de Papoila e Doce

Em poucas alturas o nosso nome se torna tão especial como quando amassado na voz de uma criança... É um nome que nos derrete! Então quando é dito pela primeira vez até nos pára o coração. Aconteceu esta semana, quando a minha sobrinha disse tia Sala, virada para uma foto minha, tendo-se saído muito melhor do que a mãe dela, que durante muito tempo o melhor que conseguia era Cáca (irmã mais velha sofre muito, mas depois elas pagam tudo!). O J.G., dos primeiros putos desta geração a dizer o meu nome, dizia-o quase como se fosse um conhecido pastel frito indiano, era a Shauça. A R. diz Shára com uma ternura, que só apetece apertar-lhe as bochechas. "Shára, ajjuda!", "Shára, não vamos pa casa, vamos às compras...", "Shára, quero fazher bolachas.". E pronto, a Shára lá fez as bolachas com as duas pestinhas e digo-vos que são uns bolacheiros de mão-cheia. Também têm futuro como provadores, já que a massa crua passou pelo crivo dos dois. A técnica de manuseamento da farinha é que tem de ser melhorada, mas isso é uma técnica que demora tempo a controlar e é apenas dominada por grandes chefs.
Para 30 a 35 bolachas
- 1 chávena (de chá) de manteiga, à temperatura ambiente
- 1 chávena de açúcar baunilhado
- 1 ovo
- 2 chávenas (bem cheias) de farinha
- 2 c. de sopa de sementes de papoila
- 1 frasco de doce de abóbora (ou outro doce qualquer)
- 30 a 35 avelãs, sem pele
 
1. Pré-aquece o forno a 180ºC.
 
2. Numa taça coloca a manteiga e o açúcar. Com as mãos amassa a manteiga até o açúcar estar "dissolvido". Adiciona o ovo e continua a amassar com as mãos, até o ovo estar completamente envolvido na massa. Junta primeiro as sementes de papoila, misturando bem e, por fim, a farinha. Amassa tudo muito bem e tem atenção à massa que vai começar a "voar" das mãos dos mini-chefs. No final, já com as mãos livres de massa, dá uma mexidela com uma colher de pau.
 
3. Faz pequenas bolas com a massa e coloca-as num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Espalma a bola ligeiramente e, com a ponta do polegar, "abre" um pequeno buraco no meio da bolacha. Enche o buraco com uma colher de chá de doce de abóbora e uma avelã. Polvilha com mais sementes de papoila (sugestão do mini-chef J.G.). Leva ao forno durante 15 minutos ou até as bolachas estarem douradas. Deixa arrefecer ligeiramente e serve com um pacote de leite achocolatado ou então come, só porque sim...

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Que coisa mais boa, fazer bolachas com as crianças!
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html