Nós gostamos muito da lasanha do Pingo Doce. É muito saborosa e com a vantagem de ser económica e para uma refeição rápida é o ideal. Mas esta semana decidimos ir na aventura de fazermos nós mesmos a lasanha e é uma experiência a repetir.
Para 6 pessoas
- azeite
- 3 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 latas grandes de tomate pelado (sem a calda)
- 6 hastes de rosmaninho
- 4 hastes de tomilho
- sal
- 800 g de carne picada
- 20 cl de cerveja (corresponde a uma mini)
- 2 embalagens de requeijão
- sal fino
- salsa finamente picada
- 2 embalagens de queijo mozzarella ralado
- folhas de massa de lasanha fresca
- queijo da ilha ralado
1. Aquece o azeite numa panela. Junta a cebola e o alho e deixa alourar, em lume brando. Acrescenta o tomate cortado em pequenos cubos, o rosmaninho e o tomilho. Tempera com uma pitada de sal e deixa apurar durante 30 minutos e vai esmagando o tomate com a ajuda da colher de pau.
2. Retira as ervas aromáticas e junta a carne picada e mexe bem até a carne ficar acastanhada. Junta a cerveja. Deixa cozinhar durante cerca de 30 minutos, em lume brando.
3. Numa taça mistura o requeijão com uma pitada de sal fino e a salsa.
4. Para fazer a montagem da lasanha começa por espalhar um fio de azeite numa travessa que possa ir ao forno e cobre com um pouco de queijo mozzarella ralado. Depois vai sobrepondo, alternadamente, camadas de massa, requeijão, carne escorrida com a ajuda de uma escumadeira e queijo mozzarela ralado. Termina com uma placa de lasanha pincelada com o molho da carne e uma camada de queijo da ilha ralado.
5. Leva ao forno a 180ºC, durante 30 minutos ou até o queijo estar gratinado. Serve a lasanha acompanhada duma salada.
Sem comentários:
Enviar um comentário