sábado, 20 de fevereiro de 2010

Omelete de Legumes no Forno

Esta omelete começou por ser uma fritada de legumes do Henrique Sá Pessoa do livro "Legumes sem Desculpas", à qual eu tirei a batata. Mas depois de fazer a fritada registei algumas alterações que queria fazer quando voltasse a repetir o prato. Na receita original os legumes eram cortados em cubos e iam ao forno, para trás ficaram os brócolos e o pimento e juntaram-se à festa os cogumelos. Na versão do chef português primeiro a fritada era feita na frigideira e por último ia ao forno só para gratinar o queijo, mas como o meu jeitinho para omeletes não é muito optei por a omelete ir logo ao forno. Também misturei o queijo no ovo, em vez de colocar só por cima no fim. Apesar de o ponto onde começou não estar nem perto do resultado final acho que está muito bom.

Para 4 pessoas

- 8 ovos

- 1/2 curgete cortada em juliana

- 1 cenoura média cortada em juliana

- 125 g de cogumelos laminados

- 2 hastes de tomilho fresco (só as folhas)

- 1 colher de sopa de manjericão picado

- 1/2 chávena de queijo da ilha ralado

- azeite

1. Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar com azeite o recipiente onde vai colocar a mistura de ovos.

2. Numa frigideira saltear em azeite a curgete, a cenoura e os cogumelos laminados cortados em tiras. Desligar o lume e adicionar o tomilho, o manjericão e o queijo. Numa tigela à parte bater os ovos e depois juntar aos vegetais, misturar bem.

3. Deitar a mistura no recipiente untado e levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar cozinhado. A meio do processo abrir o forno e mexer com uma colher de pau para a omelete ficar cozinhada de igual forma.

4. Servir acompanhada de uma salada de rúcula e tomate.

Sem comentários: