sábado, 15 de maio de 2010

Naturaleza Viva

O Mercado Velho convidou o Chef Aranda Sanchez para um menu de degustação com produtos da Primavera e nós fomos até lá ver o que é que se ía passar...

Horta e Cultura - mini ensalada en plantel - veio com uma excelente apresentação e a azeitona desidratada dava-lhe um toque especial.

Vieiras en Crema de su Coral e Espuma de Agriões - a entrada não obteve consenso. Houve quem tivesse gostado muito, mas também quem não tenha achado nada por aí além, sendo que eu e o Miguel pertencemos ao último grupo. Achámos que se tivesse vindo quente talvez o sabor fosse diferente. Aliás, os pratos frios foram uma constante neste menu.

Sardinas a Tres Tiempos - tempura, marinada, escabeche - A ideia da sardinha confeccionada de três formas diferentes é original, mas sardinha crua não é mesmo comigo, apesar do Miguel ter adorado. Alguém devia ter avisado o chef que esta não é a melhor altura para a sardinha, já que a sardinha usada era muito seca. Este pormenor notou-se especialmente na sardinha de escabeche.

Shot de Pirolito Petazeta e Cereza - MARAVILHOSO!!! Desde o sabor à sensação das petazetas a "borbulhar" no interior da boca. Apesar de não ter sido servido no final do menu, este foi para todos a cereja no topo da refeição.

Al Mar e a la Montaña - pollo de corral y gambas selvages - este prato foi meio salvo pelo molho e pelas gambas, porque o frango do campo estava lá a destoar. O frango era rijo e dava um péssimo aspecto ao prato, o que num menu destes não pode acontecer, já que os olhos comem mais do que o estômago...

Jardin Atlântico - helados (eucalipto e piña), suspiros, flores e algas - bem, não sei muito bem o que dizer da sobremesa... Estávamos todos à espera dos suspiros, brancos e estaladiços, mas afinal os suspiros eram mesmo nossos. A ideia é boa e até tem graça, mas ficámos com água na boca e a suspirar pelos suspiros. Gostava de ter algumas palavras simpáticas para dar ao gelado de eucalipto, no entanto não me ocorre nada de agradável para dizer sobre ele. O sabor era muito muito estranho e misturado com o gelado de ananás ainda ficava pior.

E para terminar falta falar do Café e Mignardizes, que não passavam de umas bolachas duras de roer, mas que deram para entreter o estômago.

No geral o jantar correu bem, mas demoraram muito tempo entre cada prato. Como disse a M., e tendo em conta que era um menu de degustação, parecia um casamento mas sem a comida.

Sem comentários: