domingo, 23 de maio de 2010

Salame de Chocolate e Frutos Secos

Havia uma coisa que me vinha intrigando há já algum tempo... porque é que a minha mãe tinha deixado de fazer salame? Foi enquanto partia as bolachas para a receita que obtive resposta para a minha pergunta: já não tem as filhas em casa para lhe partir a bolachita Maria! Bem me lembro dos trabalhos forçados a que éramos sujeitas sempre que a senhora nossa mãe se lembrava de fazer salame... Foi nesse momento que conclui que os senhores da bolacha Maria andam distraídos. Será que ainda nenhum se lembrou de fazer uns pacotes de 200 g com bolacha Maria já partida aos bocados? Não deve ser difícil de fazer e ainda podiam aproveitar as bolachas que se partissem no processo de produção. Além disso, todos os filhos das mães "salameiras" deste país iam ficar eternamente gratos pelos pacotitos.

Mas falando do salame... já tinha feito algumas tentativas para alterar a receita da minha mãe, mas todas elas sem sucesso. Umas vezes porque era manteiga a mais, outras porque o chocolate em barra não dava ou então porque as passas davam um aspecto de pastilha elástica. Enfim... lá tive de me render ao chocolate em pó e acho que foi desta que acertei. Mantive as quantidades da minha mãe, substitui um pacote de bolacha Maria por frutos secos(sempre é menos um pacote para partir), juntei-lhe o vinho de Porto e voilá, fez-se o salame de chocolate e frutos secos.

Para 2 salames médios

- 1 pacote de bolacha Maria, partida grosseiramente

- 100 g de avelã palitada

- 100 g de pistachios

- 200 g de açúcar

- 2 ovos

- 150 g de manteiga derretida

- 2 cálices de vinho de Porto

- 200 g de chocolate em pó (ou então mistura de chocolate e cacau em pó)

1. Mistura numa taça a bolacha partida, as avelãs e os pistachios. Reserva.

2. Bate os ovos com o açúcar. Junta a manteiga derretida, o vinho do Porto e o chocolate em pó. Bate até obteres uma mistura homogénea. Junta os secos e envolve bem.

3. Numa folha de papel vegetal estendida coloca o preparado e dá-lhe a forma de um salame. Leva ao frigorífico durante umas horas.

Nota: Podes optar por usar framboesas no salame que fica espectacular! Se o fizeres substitui 100 g de frutos secos por 100 g de framboesas. Neste caso não uses cacau em pó, se não fica muito amargo e adiciona as framboesas só no fim, depois de teres juntado os secos.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela receita, adoro salame. Para fazer eu sozinho, sim bolacha maria partida e de genio mas tira a magia de ficar na cozinha com a mae, que cada vez ha menos

três galos disse...

Sim, João, perdia-se toda a magia da partilha da cozinha, e a cozinha é um sítio melhor quando é partilhada.