quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cannelloni de Frango, Requeijão e Espinafres

Muitas vezes acontece comprar um livro de receitas e durante a primeira semana enchê-lo de post-its a marcar as receitas que tenho mesmo de experimentar nos tempos mais próximos, mas depois demoro eternidades a fazer desaparecer todos os post-its... Esta receita de cannellonis, do livro "Cozinha para quem quer poupar", da Mafalda Pinto Leite, é um bom exemplo disso. Comprei o livro no início do ano passado e quando olho para ele, acho-o muito parecido com uma árvore de Natal, cheio de post-its, de todas as cores e feitios, que aguardam a hora de serem retirados.

Tinha um requeijão no frigorífico e antes que ele se estragasse decidi que era hora de experimentar fazer cannellonis, só tinha de escolher a receita. Claro que não podia perder a oportunidade de mandar um post-it para o lixo...
Para meter maõs à obra faltavam-me os espinafres e a polpa de tomate, que fui comprar ontem ao Sr. Oliveira (mercearia perto de minha casa). É impressionante aquilo que podemos ganhar quando trocamos os supermercados e as grandes superfícies pelas pequenas mercearias do bairro. É verdade que os preços não são tão em conta e não há tanta variedade, mas isso é compensado pela qualidade dos produtos, pela simpatia e proximidade do atendimento e pelas novidades que se vão sabendo.

Para 4 pessoas
- 1 requeijão
- 1/4 de frango assado desfiado
- 45 g de espinafres
- queijo da ilha ralado
- 8 folhas de lasanha de massa fresca
- 1 pacote (pequeno) de polpa de tomate
- manjericão picado
- 1/2 pacote de natas frescas
- mozzarella ralada
- azeite
- sal

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Numa tigela mistura o requeijão com uma pitada de sal e um fio de azeite.

3. Coloca o frango desfiado ao longo da borda da folha de lasanha mais próxima de ti. Espalha os espinafres no resto da folha, deixando uma faixa de 3/4 cm livre no topo da massa. Espalha o requeijão (podes usar as mãos!) por cima dos espinafres e polvilha com queijo da ilha. Com muito cuidado, pega na folha de lasanha, pelo lado que está mais perto de ti, e começa a enrolar, como se fosse uma torta. Repete com as restantes folhas de lasanha, de maneira a obteres oito tubos.

4. Espalha o molho de tomate na base duma assadeira e polvilha com o manjericão. Arranja os tubos para caberem na assadeira, lado a lado. Espalha as natas por cima, rega com um fio de azeite e polvilha com a mozzarella.

5. Leva ao forno e assa por 30 minutos ou até estarem dourados e o queijo tostado. Serve com uma salada, se desejares.

Nota: Este foi o nosso almoço de hoje. Cada um comeu dois cannellonis e os outros quatro foram direitinhos para o congelador (podes guardar até 3 meses). Assim, quando não nos apetecer andar de volta dos tachos ou não tivermos tempo para cozinhar, já temos uma refeição prontíssima!!!

Sem comentários: