quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sandes de Presunto

Hoje não trabalhei de manhã. Depois de levar o Miguel ao trabalho, ainda meio ensonada, voltei para casa e aproveitei para tomar o pequeno-almoço com calma enquanto via as notícias da manhã e desfolhava pela n-ésima vez o livro "2780 Taberna - Cozinha Experimental".  Consigo passar horas a desfolhar este livro, para mim é um excelente livro de receitas, com uma apresentação retro e muito sentido de humor.  

Pastar no sofá estava a saber muito bem só que estava bom tempo e por isso decidi ir dar uma volta até ao mercado para comprar fruta e legumes. Ia na ideia de comprar espargos para uma salada, mas como não havia no mercado e não me apetecia enfiar num supermercado tinha de pensar numa alternativa. Não sabia muito bem o que havia de ser, mas alguma coisa me havia de ocorrer enquanto bebia uma água numa das esplanadas do mercado e lia umas páginas do livro "O Elefante Evapora-se" do Haruki Murakami.

E foi isso mesmo que aconteceu... lá me lembrei dum folhado de presunto que tinha marcado hoje de manhã com um post it no livro da Taberna. Como me tinha distraído com as leituras não tinha muito tempo para preparar o almoço e comprar os ingredientes em falta, por isso fiz algumas adaptações à receita. Substituí o folhado com sementes de sésamo por pão de sementes e a compota feita com figos secos e vinho do Porto por doce de figo.

A sandes é uma combinação simples e deliciosa de ingredientes. O picante da rúcula combina muito bem com a doçura do doce de figo e com o salgado do presunto e do queijo da ilha.

Para 1 pessoa
- pão de sementes
- rúcula
- presunto em fatias
- queijo da ilha em lascas
- compota de figo

Abre o pão ao meio e coloca folhas de rúcula, fatias de presunto, queijo da ilha em lascas (usa um descascador de legumes para conseguires lascas fininhas) e compota de figo ao teu gosto.

Sem comentários: