sábado, 27 de agosto de 2011

Abóbora Assada

Esta semana andei a "cravar" almoço e lanche à minha queridíssima mãe que, ao contrário das filhas, ainda está de férias. Foi uma bela semana a recordar outros tempos... Lembrei-me do tempo em que fazia o almoço para mim e para a minha irmã mais nova, quando ainda andávamos as duas a estudar e também reencontrei a minha saca de pano cor-de-rosa aos quadradinhos onde costumava levar o meu pão com tulicreme para a escola quando era miúda e que agora passou a ir comigo para o trabalho. Ainda perguntei pela minha lanjeira cor-de-laranja da tupperware para um verdadeiro revival, mas ao que parece essa já foi para o lixo há muitos muitos anos. 

Para lhe agradecer o trabalho todo hoje fiz o almoço lá em casa. Fiz bifes com cogumelos. Para mim e para a minha mãe fiz esta maravilhosa abóbora assada para acompanhar. Costumamos fazer abóbora assada para o risotto de abóbora e frango, mas desta vez dé-mos-lhe "aquele" toque com o tomilho-laranja que a minha mãe nos trouxe da praça das Caldas da Rainha. Nunca pensei que ficasse tão deliciosa. Tem um sabor fresco e a abóbora derrete-se por completo na boca...

Para 2 pessoas
- 300 g de abóbora, sem sementes (mantém a casca) e cortada em fatias
- 1 c. de sobremesa de alho em pó
- 4 hastes de tomilho-laranja, usar só as folhas
- azeite
- sal

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.

2. No tabuleiro do forno estende uma folha de papel vegetal. Distribui as fatias de abóbora pelo tabuleiro. Polvilha a abóbora com o alho em pó, o sal, as folhas de tomilho-laranja e rega com azeite. Leva a abóbora ao forno até estarem douradas (mais ou menos 20 minutos).

Sem comentários: