sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Robalo Assado com Manjericão e Hortelã

Este ano Agosto não está para praia, mas pelo menos tem dado para a pesca! De ano para ano este é o mês para o Miguel ir à procura dos robalos. Para ele só o robalo pescado à linha é que é bom, por isso se quero comer robalo em casa esta é a altura, já que é muito difícil convencê-lo a comprar robalo. Entendo que pescado à linha o robalo é consumido muito mais fresco, já que não leva gelo e também não anda aos trambolhões dentro duma rede, mas não sou tão fundamentalista quanto ele. É uma luta da qual saio sempre perdedora quando me apetece robalo fora da época. Assim tenho de aproveitar enquanto ele anda aqui pelas nossas águas.
Há muitas maneiras de comer este peixe, mas o melhor é mantê-lo simples. Nós gostamos dele grelhado na brasa e acompanhado por batatas ou uma salada. Mas, mais uma vez, quis aproveitar esta maré de abundância e de sorte do Miguel para experimentar outra receita. 
Desta vez inspirámos-nos numa receita da Mafalda Pinto Leite do livro "Dias com Mafalda".
Para 4 pessoas
- 2 robalos médios
- 2 limões, em rodelas
- 1 mão-cheia de folhas de manjericão
- 8 ramos de hortelã
- 6 dentes de alho laminados
- sal
- 1 copo de vinho branco
- 2 c. sopa de azeite
- papel vegetal

1. Aquece o forno a 180ºC. Por cima de uma travessa de ir ao forno coloca uma folha de papel vegetal.

2. Por cima da folha dispõe metade do limão, do alho, da hortelã e do manjericão. Coloca o peixe por cima desta cama aromática. Tempera com sal. Cobre o peixe com o restante manjericão, hortelã, alho e limão. Polvilha com mais sal. Rega com o vinho e o azeite. Embrulha bem com o papel.

3. Leva ao forno durante 30 minutos, abre o embrulho com cuidado e deixa dourar por uns minutos ou até estar cozinhado. Serve acompanhado de uma salada.

Nota: Se quiseres obter um aroma mais intenso coloca as ervas aromáticas na barriga do robalo.

Sem comentários: