domingo, 28 de agosto de 2011

Bifes com Cogumelos

Num dia frio de Inverno, estava eu de cama depois de uma ida à serra da Estrela, chegou a casa dos meus pais um novo "inquilino", o Lucky. Era um husky novinho e vinha só por uns tempos, até os donos terminarem as obras da casa. Acabou por ficar connosco muitos e bons anos, tornando-se um membro da família. Na brincadeira dizíamos que era o filho predilecto dos meus pais, visto que era macho (o sonho do meu pai) e o único com olhos azuis (o grande desgosto da minha mãe). Hoje foi o dia em que nos deixou.

Fez-nos companhia durante muitos anos, cheios de alegrias e também preenchidos com algumas tristezas. Ontem, enquanto preparavamos os bifes com cogumelos (Ingrediente Secreto), a sua chama começava a apagar-se...

Para 4 pessoas
- 4 bifes finos
- 150 g de cogumelos paris
- 150 g de cogumelos portobello pequenos
- 1 c. sopa de manteiga
- 3 hastes de tomilho
- 1 copo de vinho do Porto
- azeite
- sal

1. Corta os cogumelos em quartos ou lâminas. Reserva.

2. Aquece um fio de azeite numa frigideira. Quando estiver bem quente coloca os bifes. Deixa fritar cerca de 30 segundos de cada lado. Retira os bifes para uma travessa, tempera com sal e reserva.

3. Junta os cogumelos no azeite dos bifes e deixa cozinhar. Junta as hastes de tomilho e tempera com sal. Quando os cogumelos estiverem quase prontos adiciona o vinho do Porto e a manteiga. Retira os cogumelos do lume e coloca-os por cima dos bifes.

4. Acompanha com batatas fritas ou abóbora assada.

Sem comentários: