domingo, 25 de setembro de 2011

Compota de Marmelo no Forno

"Dois caminhos bifurcavam, e eu
O menos pisado tomei como meu."
Robert Frost

Tínhamos marmelos para fazer marmelada. Ia seguir a receita da minha avó, só que no último minuto ocorreu-me assar os marmelos no forno. O Miguel começou logo a torcer o nariz, "Ah, não sei se é boa ideia, nunca ouvi falar em tal coisa, se depois não fica bem desperdiçaste os marmelos e blá blá blá". Entendo que devemos evitar ao máximo o desperdício de alimentos, mas se não corrermos riscos não inovamos. E eu queria muito tentar fazer uma marmelada diferente. Uma marmelada que pudesse ficar UAU!!!

Mas a coisa não correu bem como desejava, a começar pela consistência, que ficou mais parecido com compota do que marmelada. Como compota ficou boa, mas não se nota a diferença dos marmelos assados, ao contrário do que estava à espera. Apesar disso fiquei muito satisfeita com o sabor e, depois de um dia na cozinha, ficou a experiência.
 
- 2 kg de marmelos, descascados e sem sementes
- 0,75 l de água
- 1 kg de açúcar
- 2 paus de canela
- 1 vagem de baunilha
- 4 hastes de alecrim
- casca e sumo de 1 laranja

1. Pré-aquece o forno a 130ºC.

2. Numa travessa de ir ao forno espalha metade dos marmelos. Por cima dispõe o açúcar, os paus de canela, as hastes de alecrim, as cascas de laranja, as sementes e a vagem de baunilha. Espalha por cima a outra metade de marmelos. Adiciona o sumo de laranja e água.

3. Leva ao forno durante duas horas. De vez em quando mexe os marmelos.

4. Retira os marmelos do forno e passa-os para uma panela grande. Retira as cascas de laranja, os paus de canela, as hastes de alecrim e a vagem de baunilha. Leva ao lume durante 1 hora e vai esmagando os marmelos com as costas da colher de pau. Tritura os marmelos com a varinha mágica. Leva outra vez ao lume até atingir a consistência que desejas. (Mexer sempre para não colar no fundo.) 

5. Enche frascos esterelizados com a mistura. Fecha os frascos com a compota ainda quente e vira-os ao contrário, de forma a fazer vácuo, até arrefecerem.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Salada de Polvo

Esta é a minha altura do ano favorita! Oficialmente o Verão ainda não terminou, no entanto as manhãs já começam a cheirar a Outono. Aproveitando o polvo que sobrou do jantar de 2ª feira fiz uma salada que juntava estas duas estações do ano. A salada fria recorda-nos do Verão, que ainda não se despediu, mas os bagos de romã dizem-nos que o Outono já anda por aí e quer aparecer. 

As romãs nacionais atraiçoaram-me um bocado, já que estava à espera de bagos rubi para contrastar com o tom rosado do polvo, mas o que importa é mesmo o sabor e esse estava excelente!

Para 4 pessoas
- 1 polvo cozido (600 g) limpo
- 1 cebola picada
- sumo de 1/2 limão
- azeite
- salsa picada
- rúcula
- bagos de romã

1. Corta o polvo em pedaços. Numa taça mistura o sumo de limão, o azeite, a cebola e a salsa picada. Junta o polvo e envolve muito bem no molho. Leva ao frigorífico até à hora de servires.

2. Dispõe a rúcula num prato de servir. Deita o polvo com o molho na cama de rúcula e polvilha com os bagos de romã. Serve com pão torrado.

domingo, 11 de setembro de 2011

Frango 11/9

No dia 11 de Setembro de 2001, à hora do ataque às torres, estava em casa a almoçar. Tinha falado ao N. e ao P. para irem lá casa almoçar e aproveitei para experimentar uma receita nova de frango.Tínhamos acabado de almoçar quando o Paulo Camacho se preparava para terminar o Primeiro Jornal com a notícia da colisão de um avião com uma das torres do World Trade Center. Enquanto passavam as imagens da torre envolta em fumo vemos em directo o segundo avião a chocar na outra torre. Ainda hoje me lembro da cara do Paulo Camacho a tentar perceber o que se passava. Inicialmente achámos que o segundo embate tivesse sido um acidente, que o avião se tivesse desorientado com o fumo. Já no café, percebemos que afinal tinha sido um atentado! Voltei para casa e passei o resto do dia sentada na mesa da sala a terminar o relatório de espectroscopia de fluorescência, enquanto via o que se passava em Nova Iorque. Era uma sensação estranha, poder assistir em directo a uma catástrofe deste género... As imagens das pessoas a saltarem das janelas e das torres a cair eram impressionantes e mostravam-nos como a nossa vida é passageira. 
Dez anos depois do dia que marcou o início do século XXI repito a receita de frango, para lembrar o momento em que todos percebemos que vivemos num mundo global, frágil e vulnerável...

Para 2 pessoas
- 4 coxinhas de frango
- 4 dentes de alho laminados
- 1 cebola picada
- sumo de 1 limão
- 1 copo de vinho branco
- 1 c. sopa de paprika
- 1 mão-cheia de salsa picada
- azeite
- sal

1. Tempera as coxinhas de frango com o alho laminado, o sal e o sumo de limão. Deixa marinar durante 1 hora.

2. Numa panela larga aquece o azeite e refoga a cebola picada, juntamente com a paprika. Acrescenta as coxinhas de frango, sem o líquido da marinada, e deixa alourar. Junta o vinho e deixa evaporar. Adiciona água até cobrir as coxinhas de frango e polvilha com salsa. Cobre a panela e cozinha até as pernas estarem macias e o molho reduzido.

3. Serve as coxinhas de frango com esparguete e azeitonas descaroçadas. 

sábado, 3 de setembro de 2011

Molho de Tomate Assado

Hoje fizemos lasanha para o almoço. Em vez de usarmos tomates de lata, como aparece nesta receita, optámos por assar os tomates que tínhamos no frigorífico antes que se estragassem. Tínhamos meia dúzia de tomates cereja do quintal dos pais do Miguel, meia caixa de tomates cereja do mercado biológico e outra meia dúzia de tomates berry do supermercado. Este "molho" dá um pouco mais de trabalho e é mais moroso, mas vale a pena a espera, pois dá mais cor e sabor à lasanha.

- 500 g de mistura de tomates (cereja, berry)
- 4 dentes de alho
- 4 hastes de alecrim
- 4 hastes de tomilho
- azeite
- sal
- 1 cebola picada
- 1 c. sopa de compota de piri-piri

1. Pré-aquece o forno a 150ºC.

2. Coloca os tomates cereja e os tomates berry numa travessa de ir ao forno, juntamente com os dentes de alho, as hastes de tomilho e de alecrim. Rega com um fio de azeite e uma pitada de sal. Leva ao forno durante 2 horas. Retira do forno. Retira o alho e as ervas aromáticas e reserva.

3. Num tacho refoga a cebola picada num fio de azeite. Junta os tomates, o líquido que se formou e a compota de piri-piri. Mistura bem e deixa levantar fervura. A partir daqui segue a receita de lasanha de bolonhesa.

Nota: Se fizeres esta receita só até ao ponto 2 podes usar os tomates assados como acompanhamento. Fica delicioso!

Nota: Pode ser necessário acrescentar um pouco de polpa de tomate à carne. Nós tivemos de juntar um pacote de 200 ml, mas tudo depende da qualidade dos tomates.