sábado, 9 de fevereiro de 2013

Geleia de Tomarilho

Não, não se enganaram no blog! Este é o nosso primeiro post inspirado num filme. Digo primeiro, porque há outros a bailar na minha cabeça, estou é a ter algumas dificuldades para os colocar em prática. Por coicidência, o dia em que fomos ver o último episódio da saga Twilight, foi o dia em que transformei os tomarilhos da E. em geleia. Ainda decorria o primeiro minuto de filme e eu já sabia que tinha que juntar os dois, só não tinha ideia como.

Esta é uma história que nos foi conquistando aos poucos. Não entendiamos a febre à volta do filme, mas quando vimos o primeiro episódio gostámos do romance e sentimo-nos atraídos pelas paisagens e pela fotografia do filme. Muitas vezes sonhamos trocar as nossas vidas por  um amor e uma cabana, algures no Alasca. No nosso imaginário romântico, o Miguel sai de casa cedo para pescar o nosso almoço, deixando-me a lareira acessa; eu espero por ele, em pijama, com uma chávena de chá quente e enrolada numa manta, ora no sofá em frente à lareira, ora num baloiço de madeira, no exterior da cabana. Sendo a casa dos Cullen uma versão muito sofisticada e moderna deste amor poético, é óbvio que nos interessámos pela saga.
Vimos os primeiros quatro episódios em casa, mas desta vez não estava a conseguir esperar pelo desfecho da história. Torcia fortemente para que a Bella ficasse com o Jacob - um rapaz quente e que transpira saúde por todos os poros, ao contrário do Edward, gélido e branquela - e estava em pulgas por conhecer o destino do "lobinho" e o que mudava com a nascença de Renesmee. Não foi o fim que eu ambicionava, mas serve um final feliz ao moço. Jacob torna-se numa espécie de padrinho da filha dos "vampirinhos" e junta-se ao clã para proteger a criança. A saga completa é um bom programa para um Domingo chuvoso, como o que está previsto para amanhã, ou para se adiantarem ao Dia dos Namorados. E para acompanhar os cinco episódios, nada como uma geleia da cor do sangue.

Para 6 frascos
- 1,5 l de sumo de tomarilho
- 1 kg de açúcar
- sumo de 1 limão

1. Começa por preparar o sumo de tomarilho. Descasca os tomarilhos e corta-os em rodelas finas. Cobre com água e leva ao lume, até obteres a concentração desejada. Coa o sumo e mede.

2. Leva o sumo de tomarilho ao lume, com o açúcar e o sumo de limão. Vai mexendo, mais frequentemente à medida que te vais aproximando do final, até o líquido atingir os 105ºC.

3. Transfere a geleia para frascos esterilizados e deixa-os arrefecer, virados para baixo. Serve sobre bolachas de canela ou a acompanhar queijo.
 
Nota: as fotos da saga foram retiradas da galeria de fotos deste site.

Sem comentários: