sábado, 16 de fevereiro de 2013

Profiteroles

Não ficaram tão perfeitos como os comprados nas melhores pastelarias, mas, tal como no amor, o que interessa é a sua beleza interior. E eles estavam lindos por dentro, com um sabor que nos arrebata (receita adaptada do blog Gourmets Amadores).

Para a massa
- 175 ml de água
- sementes de 10 vagens de cardamomo
- 85 g de manteiga
- 1 c. de sopa de açúcar
- 125 g de farinha
- 4 ovos

1. Começa por aromatizar a água. Ferve 200 ml de água com as sementes de cardamomo. Retira do lume e deixa aromatizar, durante pelo menos 1 hora.

2. Pré-aquece o forno a 220ºC.

3. Coloca a água, a manteiga e o açúcar num tacho e leva a ferver. Retira do lume e adiciona a farinha toda de uma vez. Mexe energeticamente com uma colher de pau, até a mistura despegar dos lados do tacho. Passa a mistura para a taça da batedeira e deixa arrefecer ligeiramente. Bate a mistura, com as varas para massas, de maneira a se desmanchar um pouco. Adiciona um ovo de cada vez e mistura até obteres uma massa homogénea.

4. Transfere a massa para um saco de pasteleiro. Num tabuleiro de ir ao forno, coberto com papel vegetal, faz bolas com a massa (mais ou menos com 2 cm de diâmetro) e espaçadas entre si. Leva ao forno durante 10 minutos. Reduz a temperatura do forno para 180ºC e deixa cozer durante mais 15 minutos, ou até os profiteroles estarem dourados. Retira do forno e deixa arrefecer sobre uma grelha metálica.

Para o creme
- 225 ml de leite
- 2 c. de sopa de maizena
- 100 g de açúcar
- 1 ovo
- 2 gemas de ovo
- 30 g de manteiga
- 1 c. de sopa de extracto de baunilha
- sumo de 4 maracujás

1. Dissolve a maizena num pouco do leite. Mistura o restante leite com o açúcar e leva ao lume, até ferver. Retira do lume.

2. Bate o ovo e as gemas. Combina os ovos com a farinha maizena. Lentamente verte o leite sobre esta mistura e mexe constantemente para os ovos não cozerem. Devolve o tacho ao lume brando e não pares de mexer até o creme engrossar, sem deixar que este ferva. Retira do lume e junta a manteiga e o extracto de baunilha. Adiciona o sumo de maracujá e envolve bem no creme. Cobre o tacho e leva ao frigorífico, até à hora de o usares.

Para a montagem
- 200 g de chocolate derretido

Abre os profiteroles ao meio e recheia-os com o creme de maracujá e baunilha. Dispõe-os num prato de pé alto, em forma de pirâmide. Verte o chocolate derretido sobre a pirâmide. Serve e saboreia de imediato.

Sem comentários: