domingo, 31 de março de 2013

Pesto de Grelos com Ovo de Folar

"Carnaval fora, dia santo em casa." É um ditado popular que o meu avô gostava muito de nos lançar quando nos queixávamos de chuva na Páscoa. Não é que a ele lhe interessasse muito o estado do tempo, o que queria mesmo dizer é que não podemos andar sempre em folias e que a vida está cheia de pequenos compromissos e cedências. Tal como o princípio de incerteza de Heisenberg nos diz que não podemos conhecer com precisão e em simultâneo a localização e a velocidade de uma partícula, o meu avô lembrava-nos que não podemos, no mesmo ano, andar na rua a festejar o Carnaval e a Páscoa!

Esta era uma das frases preferidas dele, a par do "Eu devia era ter nascido agora" ou "Eu devia era ter ido para padre", não que ele fosse muito devoto a Deus. Aliás, o meu avô não era pessoa de ir à missa, nem sequer no Natal ou na Páscoa. Não é preciso entrar numa igreja para celebrarmos o nascimento e a morte de Jesus Cristo, a Sua crucificação pode muito bem ser assinalada com a entrega de um folar às netas, ainda hoje cumprida, religiosamente, pela minha avó. 

E foi o folar deste ano que usei para esta receita, para aproveitar os grelos que sobraram do carneiro de Páscoa e os ovos do folar. Não vou colocar quantidades porque foi tudo feito a olho, seguindo o instinto e mergulhando os dedos... Esta foi uma das receitas que mais me maravilhou nos últimos tempos, pela forma espontânea como surgiu, pelo gosto e pela nova vida que é possível darmos aos restos. 

- grelos cozidos
- folhas de salsa
- alho (muita moderação na quantidade de alho, porque se exagerares sobrepõe-se a todos os outros sabores)
- pinhões torrados
- azeite de limão (se não tiveres usa azeite normal e um pouco de sumo de limão)
- queijo da ilha
- sal
- fatias de folar de Vale de Ílhavo, cortadas o mais fino que conseguires
- ovo de folar

1. No 1,2,3, coloca os grelos, as folhas de salsa, os pinhões torrados, o alho e o queijo da ilha. Tritura até obteres uma pasta grosseira. Tempera com sal.

2. Aquece o forno a 190ºC. Coloca as fatias de folar de Vale de Ílhavo num tabuleiro e leva ao forno até ficarem douradas. Retira as fatias do forno, esfrega um dente de alho cortado ao meio no folar e pincela com azeite. 

3. Dispõe as fatias de folar no prato ou travessa de servir, espalha o pesto e, por cima, coloca o ovo de folar aberto ao meio. Antes de levares para a mesa, polvilha com lascas de queijo da ilha e boa Páscoa.

3 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Uma comidinha soft para depois dos exageros da Páscoa, kiss

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

Zé Esteves disse...

Muita bom aspecto! :)

três galos disse...

Não tem só bem aspecto, tem um sabor maravilhoso. Experimenta que não dá para arrepender!