sexta-feira, 15 de março de 2013

Azeite de Limão

KISS... ultimamente tenho andado um pouco esquecida disto, de manter as coisas simples e de ser mais beijoqueira. 

Este mês fez 10 anos que o meu avô A. morreu, e pensei aproveitar para o recordar através dos alimentos que me trazem à memória todos os momentos passados junto dele e me lembram da pessoa que ele foi. Nunca fui grande beijoqueira, mas com ele era diferente, tornava-me mais meiga, mais afectuosa. Isso também acontece com a minha irmã J. e agora com a minha sobrinha - ai que vontade de a cobrir de beijos.

A pensar nele tinha planeado uma sobremesa espectacular, não na receita em si mas na forma e no significado "lágrimas de limão e suspiro". À primeira vista era uma sobremesa fácil de compor, mas o creme de limão não correu como queria... Ao ver o creme de limão longe daquilo que idealizei, senti-me desorientada e desanimada. Assim que desbloqueei, decidi não complicar e aromatizar o azeite da CARM que temos cá em casa com limão, usando limões do único limoeiro que se mantém do tempo do meu avô!

- azeite de boa qualidade
- cascas de limão (a quantidade depende da intensidade que quiseres)

Corta as cascas de limão em tiras muito finas. Coloca as tiras num frasco e cobre com azeite. Fecha e deixa aromatizar, num local sem luz directa, durante 1 mês. Ao fim deste tempo o azeite está pronto para o usares em saladas, crostinis, peixe ou até num bolo de azeite, e à medida que os dias passam o aroma a limão vai ficando mais forte.

Sem comentários: