sexta-feira, 22 de março de 2013

Risotto de Espinafres com Pinhões e Queijo de Cabra

Como as memórias que tenho do meu avô no quintal, de volta das suas árvores e plantas. O sol a queimar-lhe o rosto, mas sem perder o seu sorriso e o seu bom-humor. Ou as memórias trazidas pelos pinheiros, plantados por ele nos diferentes jardins da família, que se tornam mais reais quando como os seus pinhões, neste risotto simples e cheio de sabor...
Para aquecer 1 pessoa
- 1 mão-cheia de pinhões
- 2 c. de sopa de azeite de limão
- 1/2 cebola, finamente picada
- 1 dente de alho pequeno, picado
- 1/2 copo de arroz arbóreo
- 1 copo de vinho branco
- 1 púcaro de caldo de legumes
- 3 mãos-cheias de espinafres
- queijo de cabra esfarelado
- 1 c. de chá de raspa de limão
- 1 c. de sopa de queijo da ilha ralado
- 1 noz de manteiga

1. Aquece uma frigideira anti-aderente. Quando estiver bem quente, coloca os pinhões e deixa-os tostar. Não percas a frigideira de vista e vai mexendo, para que os pinhões tostem uniformemente. Retira os pinhões tostados da frigideira e reserva-os.

2. Na frigideira onde tostaste os pinhões, aloura a cebola e o alho no azeite. Junta o arroz e envolve-o bem no azeite. Quando os bagos de arroz estiverem translúcidos, adiciona o vinho branco e deixa evaporar. Assim que o vinho tiver evaporado, começa a adicionar o caldo, uma concha de cada vez. Vai mexendo até o arroz estar cozido, mas ainda al dente.

3. Mistura as folhas de espinafre e deixa-as ser abraçadas pela cremosidade do risotto. Retira do lume e junta a raspa de limão, o queijo de cabra, o queijo da ilha e a noz de manteiga. Deixa o risotto descansar, tapado, durante 3 minutos. Aconchega-te no sofá e saboreia-o ainda a fumegar.

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Olá,
Gostei muito deste risotto, adorei os ingredientes.
Kiss

três galos disse...

Olá Suzy, os ingredientes mais simples são por vezes os que mais nos surpreendem! Além deste risotto podes experimentá-los numa pizza. Beijocas e Boa Páscoa.