quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gelado de Alperce, Mel e Alfazema

Que tipo de sacrifícios serão necessários para apaziguar o espírito dos deuses e eles tragam a Primavera?! Estou tão fartinha da roupa quente, de não saber o que vestir, do vento que faz voar o estendal... Apetece-me tanto deitar no meio de campos em flor, fazer piqueniques, comer gelados, sentir apenas uma ligeira brisa no cabelo...
Será que se derramarmos o sangue de um cordeiro, Éolo, deus dos Ventos, pára de soprar forte? Será que temos de dançar? Ou será que sacrificar uns quantos ingredientes é suficiente? Se for este o caso eu já cumpri com a minha quota parte nas últimas experiências na cozinha! Fiz um bolo de limão e alfazema que não correu lá muito bem, também tentei fazer mel de alfazema, mas não tive grande sucesso nas proporções, finalmente aventurei-me num gelado de alfazema que correu mal! Estava farta de desperdiçar tempo e ingredientes quando me decidi a inspirar numa receita de gelado da Tartelette. Não segui a receita à risca, mas desta vez correu bem!!!

Para 1 litro
- 8 alperces
- 1 c. de sopa de mel
- 200 ml de natas
- 200 ml de leite gordo
- 100 g de mel
- 2 c. de chá de alfazema
- 200 ml de iogurte grego

1. Num tacho junta o alperce cortado em bocados e a colher de mel. Leva ao lume durante 5 minutos. Retira do lume e desfaz o alperce em puré. Reserva.

2. Num tacho leva ao lume as natas, o leite, o mel e a alfazema, até começar a ferver. Coa o líquido. Reserva.

3. Quando o puré de damasco e a base do gelado tiverem arrefecido, mistura-os e junta o iogurte grego. Leva ao congelador e, nas primeiras 3 horas vai mexendo de meia em meia hora, para não formar cristais. Deixa congelar e retira do congelador uns minutos antes de servires para amolecer um pouco.

Sem comentários: