domingo, 12 de maio de 2013

Panna Cotta de Coco e Jasmim

Santa Joana Princesa, padroeira da cidade de Aveiro. A 12 de Maio assinala-se a sua morte, chorada pelo povo de Aveiro e pelas flores cuidadas por si em vida, pelo menos assim reza a lenda. Princesa de Portugal, aos 20 anos recolheu-se no Mosteiro de Jesus de Aveiro e aí viveu, longe das grandezas e vaidades da corte, sendo um exemplo de simplicidade e caridade.
É um dos meus dias de Primavera preferidos. A azáfama na cidade, a procissão, o cheiro a erva-doce, as pétalas de flores pelo chão, as pequenas versões da Infanta e, acima de tudo, os passos da minha irmã pelas ruas da cidade. Desde pequenina que participa na procissão, tendo interpretado diferentes papeis na grande encenação da vida da padroeira, que foram mudando à medida que foi crescendo. Agora é Irmã, a minha pequenina!
Simples, tal com a princesa e pequena, tal como eu vejo a minha eterna princesa, é esta panna cotta de coco e jasmim. Achei que os homens não fossem muito devotos de flores, mas, para grande surpresa minha, foram eles quem mais apreciou a sobremesa.

Para 4 pessoas
- 200 ml de natas
- 200 ml de creme de coco
- 60 g de açúcar
- 1 c. de sopa de chá de jasmim
- 1,5 folhas de gelatina
- 6 morangos
- 3 c. de sopa de açúcar

1. Amolece as folhas de gelatina num copo de água fria.

2. Num tacho cozinha as natas, o creme de coco e o açúcar, até que ferva. Retira do lume e "chora" sobre o creme o chá de jasmim. Deixa em infusão durante 2 minutos, mas não mais do que isso. Coa o creme e dissolve a gelatina escorrida. Distribui o creme por taças pequenas e deixa repousar no frigorífico durante 3 horas.

3. Arranja os morangos e corta-os em fatias finas. Leva-os a lume baixo juntamente com o açúcar, até este se dissolver. Quando a panna cotta já tive solidificado, cobre-as com os morangos e deixa repousar mais um pouco no frigorífico.

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Uma sobremesa fantástica, que eu gosto muito.
http://tresgalos.blogspot.pt/2013/05/panna-cotta-de-coco-e-jasmim.html