quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Soufflé de Emmental e Rúcula

Ainda me lembro da primeira vez que comi queijo emmental. Foram precisas umas férias na Holanda, com muito gouda, para começar a dar uma oportunidade aos queijos típicos de outros países. O primeiro a ter esse privilégio foi mesmo o emmental, num serão passado a fazer o puzzle de 1000 peças (Country road in Provence by night), que trouxemos como lembrança das nossas aflições no país de Van Gogh.

Foram as nossas primeiras férias juntos e se fossem um prenúncio para alguma coisa, elas antecipavam muitos imprevistos e sempre uma maneira de solucionar os problemas. E realmente a nossa vida a dois tem sido um pouco assim. Altos e baixos, mas capazes de ir encontrando um final feliz pelo caminho. Eu a entrar em pânico, o Miguel mais paz e amor. A verdade é que o meu pânico e a paz dele resultam, ajudam a resolver os imprevistos. 

Aconteceram-nos todo o tipo de contratempos. Conseguimos sair em estações de comboio diferentes, sem termos como comunicar um com o outro e o Miguel de bolsos vazios, sem bilhete de comboio, sem dinheiro, sem um documento que o identificasse; Dormimos encharcados até aos ossos, já que choveu no único dia que escolhemos para acampar e o chão da tenda ficou todo ensopado assim que estendemos os sacos-cama; Passámos pelo stress de, numa cidade quase fantasma, sem bilhete de autocarro, sem jantar, sem dormida e com apenas 10€ no bolso, não conseguirmos levantar dinheiro em lado nenhum, por falta de comunicação com o banco.

Felizmente, tal como no emmental, estes buracos estavam rodeados de bom queijo e a verdade é que voltaria a fazer as malas para umas férias como aquelas num piscar de olhos.  

Para 4 a 6 formas (Fine Dining Lovers)
- 100 g de rúcula
- 4 ovos, separadas as claras das gemas
- 150 g de queijo emmental ralado
- 90 g de béchamel
- noz moscada
- sal fino

1. Pré-aquece o forno a 180ºC. Unta as formas com manteiga e pão ralado.

2. Branqueia a rúcula em água a ferver, temperada com sal. Escorre a rúcula e pica-a grosseiramente.

3. Tempera as gemas com uma pitada de sal fino e de noz moscada e bate-as, até começarem a ficar esbranquiçadas. Mistura a rúcula, o queijo emmental e o béchamel. Bate as claras em castelo, com uma pitada de sal, e envolve-as na mistura. Acerta os temperos.

4. Verte a mistura para as formas e leva ao forno, durante 20 a 30 minutos, até o soufflé ficar dourado. Serve, ainda quente, acompanhado de uma salada e azeitonas pretas.

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Gostei da sugestão e vou guardar, bjs