sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pão de Hambúrguer

Iyi. Daacadnimo. Faitotonú. Ärlighet. Onestitate. Eziokwu. Ausus. Gaskiya. Honestidad. Zintzotasuna. Dürüstlük. Honestedat. Onétete. Goīgums. Kejujuran. Macántacht. Onestà. Ehrlichkeit. Poštenje. Rehellisyys. Ukwethembeka. Honnêteté. Düzlük. Katapatan. Trung thực. Honesty. Uaminifu. Honestecon. Honestatis.

Honestidade. Em pequenos ensinam-nos que é feio mentir e levamos essa lição a sério. Acontece que algures pelo caminho do nosso crescimento a sociedade ensina-nos outra coisa completamente diferente. Mostra-nos que a verdade nem sempre é bem-vinda. Que podemos chegar mais longe com a falsidade. Vivemos num mundo com dois pesos e duas medidas. Ora aponta o dedo à mentira, ora incentiva a arte do engano. Como sabemos o que é melhor a cada momento? A verdade ou a mentira politicamente correcta? Como quando nos oferecem uma prenda que não gostamos, que não usamos ou que não nos interessa para nada. Somos sinceros e dizemos que não gostamos, ou pomos o nosso melhor sorriso amarelo e dizemos que amámos?

Não precisei de pôr nenhum sorriso amarelo quando recebi pelo Natal o livro de onde vem esta receita de pão de hambúrguer, Cozinhar em Casa é Fácil. Amei-o mesmo e calhou mesmo bem. Além de adorar o jeito descontraído da Lorraine Pascale na cozinha, andava a precisar de uma receita de pão de hambúrguer que funcionasse. Já tinha experimentado umas quantas receitas, mas todas sem sucesso. Esta receita do livro funciona na perfeição e vem lá tudo muito explicadinho. Só fica a faltar o hambúrguer!

Para 8 pães de hambúrguer
- 525 g de farinha simples
- 2 c. de sopa de sal fino
- 2 c. de sopa de açúcar amarelo
- 1 saqueta de fermento de padeiro
- 150 ml de leite morno, mais um pouco para pincelar
- 150 ml de água morna
- sementes de sésamo e de papoila

1. Coloca a farinha, o sal, o açúcar e o fermento numa tigela. Faz um buraco no centro e junta o leite e a água, para formar uma mistura macia. Amassa durante 10 minutos à mão. Para saber se a massa está pronta, forma uma bola apertada, depois, usando um dedo coberto de farinha, insere-o na massa. Se a massa saltar imediatamente, está pronta. Num lugar quente, deixa levedar numa tigela, untada com azeite e coberta com película aderente, durante duas horas ou até dobrar o tamanho.

2. Com as mãos cobertas de farinha, divide a massa em 8 porções. Pega numa porção e forma uma bola, puxando os lados para baixo e por baixo da massa, para que a parte de cima fique lisa. Coloca a bola no tabuleiro. Repete com o resto da massa, colocando as bolas bem espaçadas porque ainda vão crescer durante a levedação e a cozedura. Assim que as bolas estiverem dispostas, cobre-as com película aderente untada com azeite, para que fique hermético. Deixa a levedar num lugar quente cerca de uma hora ou até que a massa tenha duplicado de tamanho.

3. Aquece previamente o forno a 200ºC. Assim que as bolas tiverem levedado, retira a película aderente e pincela-as com leite. Salpica-as com sementes de sésamo e de papoila. Coloca o tabuleiro no forno e deixa cozer cerca de 30 a 35 minutos, ou até estarem dourados. Uma vez prontos, retira-os do forno e deixa-os arrefecer.