segunda-feira, 31 de março de 2014

Bochechas de Porco

Conhecem a expressão "Está tempo de Feira de Março"? Se isto não vos diz nada, então é porque não são de Aveiro. Tempo de Feira de Março significa muita água e muito vento, tipo o que estamos a ter nos últimos dias, e que se prevê que continue durante mais alguns. Podem estar dias radiosos, mas assim que chega a feira, voltam logo os dias cinzentos. Nem sei porque continuam a insistir em a fazer nesta altura, já que chuva e vento não é muito convidativo para andar de carrosel. Este tempo convida mais a longas horas a bocejar no sofá, coisas quentes e reconfortantes, como assados ou comida demorada no lume, tipo estas bochechas.

O resultado final não foi bem o que eu queria, e por isso a receita não foi logo publicada, mas o distanciamento fez-me perceber que, ainda assim, é um bom prato, que com tempo pode ser apurado...

Para 4 pessoas
- 800 g de bochechas de porco, arranjadas
- 1 garrafa de Corona
- 4 dentes de alho, picados
- 2 folhas de louro
- 1 c. de chá de cominhos em pó
- 1 c. de chá de oregãos
- 1 cebola, cortada em meia-lua
- 2 cenouras médias, cortadas em rodelas
- 1 c. de sopa de massa de pimentão
- 1 l de caldo de legumes
- azeite
- sal

1. De véspera, prepara a marinada. Numa taça coloca as bochechas, os dentes de alho, os comilhos, os oregãos e o sal. Envolve bem a carne e cobre com a cerveja e um fio de azeite. Deixa marinar de um dia para o outro, ou o tempo que conseguires.

2. Num tacho, refoga a cebola em azeite, com uma pitada de sal. Sela a carne. Adiciona a cenoura, a massa pimentão, a marinada e caldo de legumes, até cobrir a carne. Deixa estufar durante 1h30, ou até o molho ter reduzido.

3. Serve as bochechas acompanhadas de puré de batata.

Sem comentários: