sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Paris

Fui ver o filme de Woody Allen "Meia-Noite em Paris". A meio do filme lembrei-me que nunca cheguei a fazer um post sobre a visita que fiz à Cidade Luz com a minha mãe, talvez por não ter ficado deslumbrada com a cidade. Dos bairros percorridos fui completamente conquistada por dois: Montmartre e Ile de Saint-Louis! Momartre pelas suas ruas estreitas com a cúpula do Sácre-Coeur sempre à espreita, pela vida imprimida pelos artistas à place de Tertre e pela atmosfera boémia. A Ile de Saint-Louis pela tranquilidade, pelo ambiente de aldeia no meio da grande cidade e pelas pequenas lojas ao longo da rua principal.
A ponte que liga a Ile de Saint-Louis à Ile de la Cité é o sítio ideal para uma pausa enquanto ouves algum conjunto que por lá esteja a tocar e pensas que sabor escolher na famosa casa de gelados Berthillon, mesmo à entrada da ilha. (Em Agosto está fechada, no entanto isso não é problema pois há muitos cafés espalhados pela cidade que vendem os seus gelados, nomeadamente o Le Flore en l'Ile mesmo ao lado.) Na minha opinião, vale a pena tirares uma manhã ou uma tarde para passeares nesta zona e conheceres as suas lojas. A que mais gostei foi a Olivier&Co, uma loja repleta de excelentes produtos mediterrânicos, como o azeite de limão que trouxemos para casa ou as bolachas de azeite, e muito mais simpática do que A l'Olivier que vem na maioria dos guias.
No que às refeições diz respeito não é fácil conseguir almoçar bem, por bom preço e sem uma multidão de turistas em volta. A boa notícia é que na Ile de Saint-Louis podes fazer um almoço sossegado e barato nas margens do Sena. Senta-te no muro da Quai de Béthune enquanto desfrutas duma baguete comprada na Boulangerie des Deux Ponts e dum sumo de laranja natural comprado numa frutaria lá ao lado, tudo acompanhado pelas notas soltas dos músicos na ponte. Finaliza aquela que pode ser a melhor refeição da tua estadia com uma bola de gelado na Amorino. Outro sítio onde também podes almoçar longe da confusão é no Cococook, um espaço clean na zona de St-Germais-des-Prés, com comida a condizer - saudável e gourmet - entre mini-tartes e sumos naturais.
Embora Paris não me tenha seduzido, há por lá uma coisa maravilhosa, a impossibilidade de não se comer chocolate todos os dias, seja nos gelados, nos macarons ou num reconfortante chocolate quente. Esta bebida acompanhada por um crossaint é uma óptima opção para um lanche. Naquele que foi o dia de regresso a casa, o chocolate quente do Angelina soube-nos a despedida.

Sem comentários: