segunda-feira, 12 de março de 2012

Come chocolates, pequena

Desde pequena que sou uma gulosa inveterada e no topo das gulodices sempre esteve o chocolate, de todas as cores, formas e feitios! Também em pequena, apaixonei-me por Óbidos. O Festival Internacional de Chocolate é por isso a desculpa ideal para juntar dois amores antigos. Desta vez foi também a oportunidade perfeita para um doce fim-de-semana em família.
O melhor é chegar à vila de manhã, para se conseguir ver as coisas antes das extensas filas e da grande confusão. É dentro da cerca do castelo que a maior parte da magia acontece, ou não fosse a Disney o tema deste ano. A par dos pontos de venda a grande atracção são as esculturas de chocolate. Podes ver esculturas do Pirata das Caraíbas, do Nemo e, a mais espectacular de todas, do Castelo da Bela Adormecida. Não faltam actividades ligadas a este ingrediente, como espectáculos de dança, workshops e cursos de chocolataria. Eu fiz o de nível I e logo à entrada fiquei um pouco desiludida com a pouca complexidade do curso. Mesmo sendo um nível muito básico deu para aprender alguns truques e no final comemos um bocado de brownie e de trufa italiana.  
Nas barraquinhas encontras todo o tipo de comida e bebidas "condimentadas" com chocolate, nem mesmo o queijo escapa ao rei da festa. A oferta é tanta que o difícil é mesmo escolher... Abrimos as hostes com uma ginja em copo de chocolate e depois do almoço, com vista para as muralhas, dividi um crepe de nutella e morangos com a minha irmã. Para casa trouxe uma caixa de estimulador de paciência (Funmácia) e uma caixa sortida de bom-bokas, que têm sido saboreadas devagar.
Nem imaginam as saudades que tinha destas bombas de chocolate... As que se vendem nos supermercados não chegam nem aos calcanhares das antigas da Imperial, mas as que vieram do festival chegam bem lá perto e fazem mesmo lembrar as bom-bokas da minha infância. Ainda me lembro da alegria que senti quando, numa viagem de comboio com os meus avós para Lisboa, um casal que ia na mesma carruagem que nós me ofereceu uma caixa inteira de bom-bokas de morango. Deliciei-me com todas elas e devo ter ficado como as crianças que vi a passear no festival, de olhos a brilhar e toda lambuzada de chocolate...

Sem comentários: