terça-feira, 6 de março de 2012

Compota de Banana e Pêra

A continuar assim um dia destes temos de mudar o nome do blog para "Três Galos Fora da Cozinha". Ultimamente temos andado afastados dos tachos e das experiências culinárias... Não quer isto dizer que não nos andemos a alimentar, apenas significa que a inspiração para testar novos pratos tem sido pouca. Mas ainda assim uma pessoa tem que comer e, de cada vez que ia à cozinha, o monte de frascos de compota vazios, em cima do armário, andava-me a inquietar. Vai daí, a semana passada decidi que era hora de fazer  alguma coisa para encher alguns dos frascos e assim mudá-los de sítio. Ainda pensei em fazer geleia e compota de marmelo, mas isso ia dar muito trabalho e assim nasce a compota de banana e pêra.

O bom desta compota são os pequenos pedaços de pêra mergulhados numa suave polpa de banana e o toque de citrinos. Por cima de uma bolacha faz-me voltar à infância e voar para perto do meu avô, que tinha o cuidado de garantir que havia sempre bananas em casa dos meus avós. Banana e queijo da serra amanteigado também é uma junção que me traz muitas memórias, por isso estou mortinha por juntar ao doce uma boa colher de queijo derretido...  

Para 4 frascos (de 220 ml)
- 500 g de bananas da madeira
- 500 g de pêra rocha madura
- 500 g de açúcar
- sementes de 1 vagem de baunilha
- 1 pau de canela
- 250 ml  de sumo de laranja
- casca de 1/2 laranja
- 2 cálices de champanhe

1. Corta as bananas em rodelas. Corta as pêras em quartos e depois em tiras finas. Com a ajuda de um descascador retira a casca a meia laranja e depois corta em tiras muito fininhas.

2. Coloca todos os ingredientes numa panela e deixa marinar durante 15 minutos. Leva a panela a lume médio, mexendo suavemente. Deixa a mistura cozer durante 1h15min. Retira o pau de canela e verte a compota para frascos esterelizados. Enche bem os frascos e fecha-os logo de seguida, com a compota ainda quente. Deixa-os virados para baixo até arrefecerem.

Sem comentários: