terça-feira, 26 de junho de 2012

Tarte de Limão e Framboesa

"Uma nêspera estava na cama, deitada, muito calada, a ver o que acontecia.
Chegou a Velha e disse: olha uma nêspera e zás comeu-a!
É o que acontece às nêsperas que ficam deitadas, caladas, a esperar o que acontece."
Mário-Henrique Leiria

Quando nos deixamos ficar deitados, calados, à espera do que acontece sujeitamo-nos a perder as oportunidades e ver a vida passar-nos ao lado... Acontece às nêsperas e às pessoas também, mas não foi o que aconteceu aos limões do nosso limoeiro. Mesmo estando calados, à espera que ninguém desse por eles, foram apanhados e transformados em tarte (Gourmande in the Kitchen). Mas não foi uma tarte solitária, tiverem por companhia o doce de framboesa, que intensificou a acidez do limão. Para a próxima temos de pensar noutra companhia, uma que contraste com essa acidez e dê alguma doçura à tarte. Talvez doce de morango.
Para 8 a 10 fatias
- 1 embalagem de massa quebrada
- 4 ovos, à temperatura ambiente
- 150 g de açúcar
- 100 ml de sumo de limão
- 100 ml de natas
- 1 frasco de doce de framboesa

1. Forra uma forma de tarte, de fundo amovível, com a massa quebrada, à medida da forma. Coloca um pouco de papel vegetal por cima da massa e cobre com feijão seco, para a massa não empolar. Enquanto fazes o recheio leva a massa a cozer no forno a 190ºC durante 8 a 10 minutos. Retira o feijão seco e o papel vegetal. Reserva.

2. Numa taça bate ligeiramente os ovos. Adiciona o açúcar e o sumo de limão. Mistura tudo até os ingredientes estarem bem combinados. Junta, lentamente, as natas e mistura até estarem bem incorporadas.

3. Verte o recheio para a tarte previamente cozida e leva ao forno para cozer durante 20 minutos ou até o recheio estar cozido e apenas ligeiramente cru no centro. Retira do forno e deixa arrefecer.

4. Aquece o doce de framboesa no microondas, até começar a ficar líquido. Espalha o doce uniformemente por cima do recheio de limão. Leva ao frigorífico até à hora de servires.

Sem comentários: