sábado, 30 de junho de 2012

Gelado de Mirtilo e Framboesa

Um dia o meu pai chegou a casa e estava uma cabra prenha no quintal. De início ninguém achou piada à ideia da cabra a passear pelo quintal, mas entretanto nasceu o cabrito e tudo mudou, pelo menos para mim...

Uma semana depois de nascer o Nada (assim baptizado pela G.) fui aos meus pais com a minha afilhada para ela brincar com o cabrito e os pintainhos. Foi uma verdadeira alegria! O entusiasmo dela contagiou-me e voltar ao quintal fez-me perceber que era hora de regressarmos à terra e planearmos o quintal de maneira a incluir a cabra. Nessa tarde também descobri que o cabrito só mamava duma teta e que o meu pai andava a deitar o leite da outra para a terra. Que desperdício... Pesquisei e descobri um sem número de possibilidades para o leite de cabra, algumas já ancestrais e conhecidas pela rainha Cleópatra, mesmo não sendo concensual se no seu banho era usado o leite de cabra ou o leite de burra.

Para conseguir aproveitar este líquido só tinha de saber quais os passos correctos para ordenhar a cabra e como fazer para pasteurizar o leite (para receitas em que o leite tenha de coalhar não se pode ferver o leite - ultrapasteurização).

Para ordenhar a cabra:
- limpar as tetas com água morna e umas gotinhas de líxivia. Secar bem com um pano ou uma toalha;
- deitar fora os dois primeiros esguichos, para ajudar a livrar de algumas bactérias;
- ordenhar o leite para uma taça;
- tapar a taça, coar imediatamente o leite e fervê-lo (no caso de não precisares do leite pasteurizado, como acontece com esta receita).

A primeira ordenha foi feita a três e foi bastante atribulada, principalmente quando o Nada achou por bem ir mamar enquanto estávamos a tentar tirar o leite à sua mãe.

Apesar de andar fascinada com este leite ainda não me sinto com coragem de o beber. O Miguel diz que tem um sabor muito intenso e que eu não vou gostar. Por isso, para primeira experiência decidi misturá-lo com coisas que eu gosto. Fiz estes sorvetes usando uma medida de leite de cabra e três de iogurte. O resultado final ficou muito bom, mas sabia demasiado a iogurte grego, mascarando assim todos os outros ingredientes. Por isso reduzi as quantidades de iogurte na receita. O copo de café acaba por dar uma dose muito grande por isso podes partilhar o gelado ou então usar copos de shot.

Para 6 gelados
- 1 copo de iogurte grego
- 1 copo de leite de cabra
- 1 copo de mirtilos
- 1 copo de framboesas
- 4 c. sopa de açúcar baunilhado
- sumo de 1 limão

- 6 copos de café (de plástico)
- 6 palitos

1. Numa taça mistura o iogurte, o leite e as frutas. Com a varinha mágica tritura as frutas. Adiciona o sumo de limão e o açúcar. Mistura tudo muito bem. 

2. Verte o líquido para os copos de plástico. Tapa os copos com folha de alumínio e espeta o palito no centro. Leva ao congelador até o gelado ficar sólido. 

1 comentário:

Unknown disse...

Não só as tuas receitas são de ler e chorar por mais, como a maneira como as descreves e condimentas com comentários torna a leitura fantástica.
Adorei o teu blog.
Quanto ao leite de cabra, experimenta! Na volta gostas. Eu adorei, porque gosto de tudo o que vem do campo ;), mas tenho que admitir que lá em casa sou a única a gostar...ehehhe
Beijinho e Parabéns por este blog delicioso.