segunda-feira, 27 de julho de 2009

De onde vem o que comemos?

O nosso post de hoje é bastante diferente do habitual, mas não podiamos deixar de o colocar, até porque tem a ver com comida.

Eu já tinha guardado este selo há uns tempos porque achei que estava engraçado, mas acho que só ontem percebi o seu verdadeiro significado...

Estava eu muito bem a "pastar" no sofá enquanto fazia um zapping quando vejo na RTP2 pintainhos em tapetes numa "linha de produção" como se fossem parafusos. Fiquei logo chocada e mais ainda quando vi os pintainhos a serem atirados, como se fossem bolas de ténis, para uma caixa, daquelas de plástico donde normalmente escolhemos a fruta no hipermercado. Os pintainhos não eram os únicos protagonistas do documentário. As vacas, os porcos, as couves, os pimentos e outros produtos também tiveram o seu tempo de antena. Aliás houve uma parte em que mostraram imagens de um matadouro e de uma senhora cuja a única função era estar sentada com uma tesoura na mão para cortar as patas aos porcos. O documentário chama-se "O Nosso Ganha Pão" e vai voltar a passar na RTP2 no dia 1 de Agosto às 12h30. Se se lembrarem vejam-no. O documentário é muito parado, ao estilo de um filme de Manoel de Oliveira, mas alerta para uma questão: De onde vem o que comemos?

Uma coisa vos digo... acho que esta semana não vou conseguir comer carne. Muito menos frango!

Sem comentários: